Brasil

Avião de pequeno porte cai sobre ônibus na Barra Funda, em São Paulo; duas pessoas morreram

Duas pessoas morreram e sete foram feridas no acidente

Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 07h36.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2025 às 13h10.

Na manhã desta sexta-feira, 7, um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, atingindo um ônibus. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h20 para atender a ocorrência.

Dois corpos carbonizados foram encontrados dentro da aeronave, segundo o Corpo de Bombeiros. Na rua, pelo menos sete pessoas se feriram. Segundo o site O Globo, quatro delas já tiveram alta.

O modelo do avião era um King Air F90, que tem capacidade para oito passageiros. O avião teria saído do Campo de Marte perto das 7h15 e estava destinado à cidade de Porto Alegre, segundo o g1.

O ônibus, por sua vez, fazia parte da linha 8500/10, da viação Santa Brígida. Dez linhas de ônibus estão sendo desviadas na região. A CET recomenda que motoristas evitem a área e busca alternativas para minimizar impactos no trânsito.

Nas redes sociais, usuários divulgam vídeos e imagens do acidente.

Em nota, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, lamentou o acidente, e informou que "disponibilizou todas as estruturas de atendimento para socorro às vitimas. Funcionários da Defesa Civil, SAMU, além de agentes de trânsito e do setor de transporte, estão no local juntamente com homens do Corpo de Bombeiros para atuar no resgate".

Quem eram as vítimas

Uma das vítimas era o advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos.

Natural de Porto Alegre, Márcio Carpena formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS em 1999 e, em 2003, concluiu o mestrado em Direito Processual Civil na mesma instituição. Com uma carreira consolidada, atuava na área contenciosa civil em tribunais regionais, estaduais e superiores, além de ter experiência em mediação e arbitragem.

Além da prática jurídica, Carpena também teve forte atuação acadêmica. Foi professor na Faculdade de Direito da PUCRS e na Escola da Magistratura, além de palestrar em congressos nacionais e internacionais. Entre 2003 e 2009, presidiu a Academia Brasileira de Direito Processual Civil, tornando-se uma referência no meio jurídico.

Em nota oficial, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul (OAB/RS), Leonardo Lamachia, prestou solidariedade à família, amigos e colegas de Carpena. “Com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do colega Márcio Carpena, que desenvolveu uma grande trajetória na advocacia. Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação”, declarou Lamachia.

Investigação sobre o acidente

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para investigar a queda do avião.

De acordo com a FAB, a ação inicial da investigação inclui a coleta e confirmação de dados, a preservação de elementos da cena, a avaliação dos danos à aeronave e à área do impacto, além do levantamento de informações para determinar as causas do acidente.

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou em seu perfil no Instagram que equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Bombeiros atuam na ocorrência.

O que se sabe sobre a aeronave

O Beechcraft King Air F90, lançado no fim da década de 1970, é um turboélice executivo conhecido por seu interior sofisticado e comandos ergonômicos, que facilitam a operação.

Com dois motores Pratt & Whitney PT6A-135, o avião pode alcançar 500 km/h e possui autonomia de mais de 2.400 km, permitindo viagens sem escalas entre cidades como São Paulo e Recife.

O modelo, apesar de não estar mais em produção, segue sendo utilizado em transporte corporativo, serviços médicos e missões especiais, graças à sua confiabilidade e baixo custo operacional.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Comitiva de Lula para funeral do Papa Francisco terá Janja, Barroso e Alcolumbre

Por unanimidade, STF torna réus seis acusados de organizar tentativa de golpe contra Lula

Secretário de Habitação de SP reclama de ‘falta de boa vontade' da União na favela do Moinho