Brasil

Avião de Lula arremete após tentativa de pouso em Sorocaba, no interior de São Paulo

Segundo a Presidência da República, procedimento ocorreu devido ao vento forte o que levou o piloto a optar pelo procedimento de arremeter a aeronave e pousar pela outra cabeceira da pista

Lula: avião do presidente precisou arremeter por causa de ventos fortes nesta terça-feira (AFP/AFP Photo)

Lula: avião do presidente precisou arremeter por causa de ventos fortes nesta terça-feira (AFP/AFP Photo)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 18 de março de 2025 às 16h24.

Última atualização em 18 de março de 2025 às 16h31.

Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou arremeter ao tentar pousar no aeroporto de Sorocaba, no interior de São Paulo, no começo da tarde desta terça-feira, 18.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o procedimento ocorreu por causa de vento forte, o que levou o piloto a optar pelo procedimento de arremeter a aeronave e pousar pela outra cabeceira da pista. O procedimento é considerado normal e seguro pela aviação.

Lula participa de uma visita à fábrica da Toyota nesta tarde e retorna para Brasília no final do dia. No voo, além do presidente, estavam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Trabalho, Luiz Marinho, além de assessores próximos.

Em outubro do ano passado, uma falha no avião presidencial forçou o presidente a ficar quase cinco horas a bordo do avião que andava em círculos na Cidade do México para gastar combustível e fazer pouso seguro no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles. Ao chegar ao solo, Lula e sua comitiva trocaram de aeronave para voar até Brasília.

O episódio irritou o presidente e reabriu a discussão no governo sobre compra de uma nova aeronave presidencial. A Aeronáutica ficou encarregada de fazer sondagens no mercado internacional de modelos que poderiam atender à Presidência da República, o plano, no entanto, acabou ficando em segundo plano no final de 2024 em meio às discussões do ajuste fiscal.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silvaacidentes-de-aviaoGoverno Lula

Mais de Brasil

Cirurgia de Bolsonaro termina com sucesso, diz Michelle

Após mais de 10 horas, cirurgia de Bolsonaro ainda não acabou

Bolsonaro chega a Brasília, onde pode se submeter a cirurgia

Bolsonaro deixa hospital em Natal e segue para Brasília