Brasil

Avião da FAB se choca contra torre de transmissão de usina

As torres têm, em média, 40 metros de altura, mas a distância do solo aos cabos da rede pode variar em função das características do terreno

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 16h41.

Brasília – O caça da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu por volta das 9h40 de hoje (6) na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul chocou-se contra a rede de alta tensão da Usina Hidrelétrica de Machadinho.

Segundo a assessoria da Companhia Transmissora de Energia Elétrica (Lumitrans) – uma das empresas que integram o consórcio responsável pela usina, o caça AMX pilotado pelo capitão André Ricardo Halmenschlager atingiu uma das torres da linha de transmissão que interliga o empreendimento à Subestação de Campos Novos (SC). As torres têm, em média, 40 metros de altura, mas a distância do solo aos cabos da rede pode variar em função das características do terreno.

O engenheiro Elinton André Chiaradia informou à Agência Brasil que a linha de transmissão se desligou automaticamente às 9h39. Mesmo horário em que, de acordo com a FAB, o caça caiu no lago da usina, onde foi localizado há pouco, parcialmente submerso. O piloto não sobreviveu à queda.

Ainda de acordo com Chiaradia, a linha de 500 quilowatts continua desligada, mas o fornecimento energético aos consumidores não foi interrompido, pois a distribuição foi integralmente transferida para outra linha de transmissão. Técnicos da usina já estão no local, avaliando o estrago.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviõesFABTransportesVeículos

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP