Brasil

Avenida Paulista será fechada para carros todos os domingos

Resolução do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, já vale a partir deste domingo (18), das 9h às 17h

Paulista aberta: Fernando Haddad (PT) vinha defendendo o fechamento da via como política pública de ocupação de espaços públicos e ampliação de áreas de lazer em São Paulo (André Tambucci/Fotos Públicas)

Paulista aberta: Fernando Haddad (PT) vinha defendendo o fechamento da via como política pública de ocupação de espaços públicos e ampliação de áreas de lazer em São Paulo (André Tambucci/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2015 às 13h20.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 12h56.

São Paulo – A prefeitura de São Paulo anunciou hoje (15) que a Avenida Paulista será fechada para carros todos os domingos. A medida é uma vitória para o prefeito Fernando Haddad (PT), que vinha defendendo o fechamento da via como política pública de aumento dos espaços de lazer na cidade.

Ficou definida que a interdição será das 9h às 17h. O acesso de moradores locais será garantido por agentes da CET, que acompanharão às ações para ordenar conversões nas esquinas mais próximas, dar as sinalizações adequadas e organizar desvios.

Hospitais e centros comerciais devem utilizar, na maioria, acessos laterias por ruas transversais. Para casos como do Hospital Santa Catarina, Conjunto Nacional e Edifício Milan, por exemplo, haverá faixa de acesso exclusiva.

Avenida Paulista: Em inauguração da ciclovia havia gente de todas as idades andando a pé, de bicileta, skate, patins e patinete pela via (Tatiana Vaz/EXAME.com)

A resolução foi tirada depois de apoio à medida em audiências públicas realizadas na região e anunciada depois de diversas reuniões do prefeito Haddad com o Ministério Público de São Paulo para acertar os termos do fechamento. Até então, interdições da Paulista eram restritas a três eventos ao ano, como decretado em lei de 2007.

Segundo o G1, a avaliação tirada do processo de consulta pública e debate com o MP foi de que não houve impacto significativo no trânsito que invalidasse a medida depois de testes realizados em agosto. Em nota, a prefeitura afirma que novas avenidas devem ser fechadas para lazer em um futuro próximo.

“A Avenida Paulista é a primeira entre as demais ruas que deverão ser abertas aos domingos. A previsão é que outras vias em regiões periféricas, que estão em processo de audiência pública, tenham uma rua para lazer aos domingos”, diz o texto.

Ainda não foram definidas, no entanto, quais vias são essas.

Acompanhe tudo sobre:Políticos brasileirosPolítica no BrasilFernando HaddadPrefeitos

Mais de Brasil

Lula veta mudanças na Lei da Ficha Limpa que reduziam tempo de inelegibilidade

Governo de SP investiga venda de bebidas adulteradas em bares na Mooca e no Jardins

Bolsonaro pode voltar ao hospital por crise de soluços, diz família

Fux decide que número de deputados por estado permanece o mesmo em 2026