Brasil

Auxílio Gás começa a ser pago nesta terça-feira; veja o calendário

Os repasses para as famílias contempladas seguirão o mesmo cronograma do Auxílio Brasil, de acordo com o Número de Identificação Social

Auxílio Gás: O pagamento do Auxílio Gás será realizado a cada dois meses (Thinkstock/Thinkstock)

Auxílio Gás: O pagamento do Auxílio Gás será realizado a cada dois meses (Thinkstock/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 15h27.

Última atualização em 18 de janeiro de 2022 às 15h30.

O governo federal inicia nesta terça-feira, 18, os pagamentos do Auxílio Gás, no valor de R$ 52, para 5,47 milhões de famílias contempladas em janeiro. Os repasses para as famílias contempladas seguirão o mesmo cronograma do Auxílio Brasil, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS).

Neste mês, os depósitos vão do dia 18, para beneficiários que possuem NIS com final 1, até o dia 31, para os beneficiários de NIS com final 0.

O pagamento do Auxílio Gás será realizado a cada dois meses.

Com o Auxílio Gás, os beneficiários receberão, a cada bimestre, o valor correspondente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg do gás de cozinha. A média será divulgada mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os repasses serão realizados da mesma forma que os repasses do Auxílio Brasil. Beneficiários poderão movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, e poderão realizar compras e pagar contas com o cartão de débito virtual e QR Code.

Aqueles que recebem por meio de cartão também podem realizar saques nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes bancários e agências da Caixa. Será possível consultar o Auxílio Gás pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, e pelo telefone 111.

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento do governo no benefício em janeiro será de quase R$ 285 milhões. No último mês de dezembro, o Auxílio Gás foi pago a 108 mil beneficiários residentes em municípios afetados pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais.

Quem tem direito ao vale-gás

Para receber o Auxílio Gás, não é necessário realizar inscrição, já que as famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania. O benefício será pago a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

Segundo a lei, o auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

O Ministério da Cidadania informou que o programa gradualmente admitirá mais famílias.

A previsão é que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do programa Auxílio Brasil sejam atendidos.

Veja o cronograma de pagamento de janeiro abaixo.

FINAL DO NIS - DIA E MÊS DO PAGAMENTO

1 - 18/janeiro

2 - 19/janeiro

3 - 20/janeiro

4 - 21/janeiro

5 - 24/janeiro

6 - 25/janeiro

7 - 26/janeiro

8 - 27/janeiro

9 - 28/janeiro

0 - 31/janeiro

Acompanhe tudo sobre:Auxílio BrasilAuxílio GásGásGás e combustíveisGoverno Bolsonaro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP