Brasil

Áudio da conversa de Temer e Joesley foi editado, dizem peritos

Gravação teria sido editada mas peritos divergem sobre quantos cortes há no áudio entregue por Joesley Batista à Procuradoria

 (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

(Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 20 de maio de 2017 às 13h41.

Última atualização em 20 de maio de 2017 às 17h28.

São Paulo – O áudio da conversa entre Michel Temer (PMDB) e o empresário Joesley Batista, dono da JBS, apresentaria cortes, segundo afirmam peritos consultados pelos jornais "O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo". O presidente Michel Temer deve fazer pronunciamento ainda hoje para questionar a validade do material entregue pelo empresário à Procuradoria Geral da República, segundo divulgam os jornais.

O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, amigo de Temer e que assumiu a defesa do presidente, já tinha levantado essa suspeita. “Soubemos que a fita foi editada e isso é gravíssimo ”, disse Mariz de Oliveira, na sexta-feira, 19.

O número de cortes, no entanto, varia na avaliação de um perito para outro.  O perito extrajudicial e judicial Marcelo Carneiro de Souza afirmou ao Estado que identificou 14 pequenos cortes na gravação.

Mas, de acordo com ele, a edição não atingiu o trecho em que o tema da conversa é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entre o 6º e 12º minutos.  Ele diz que suas conclusões são resultado de uma análise preliminar e que, para se ter certeza, seria necessário examinar o gravador, fazer testes de confronto de voz e verificar onde o material foi guardado.

Já o perito judicial consultado pela Folha de São Paulo, Ricardo Caires do Santos, que é do Tribunal de Justiça de São Paulo disse que há 50 cortes inclusive na parte em que os dois falam sobre Cunha. Segundo ele, a edição da gravação invalidaria o áudio como prova judicial. 

A Procuradoria Geral da República (PGR), no entanto, informou na sexta-feira, que foi feita uma avaliação técnica do material e que se trata de conversa “lógica e coerente”.

Confira: A lista de acusações dos delatores da JBS contra Michel Temer

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerJoesley Batista

Mais de Brasil

Previsão do tempo: Primavera com 'cara' de verão? SP deve ter calor em todos os dias desta semana

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está nos EUA para fugir de responsabilização judicial

Vai ter feriado em outubro? Veja calendário do mês

Previsão do tempo em outubro: saiba como deve ser o clima sem confirmação de La Niña