Brasil

Atrasos, rotas, aeroportos e tarifas: um resumo do setor aéreo em 2010

EXAME.com selecionou os 14 dados mais relevantes divulgados nesta segunda-feira (4) pela Anac

Viracopos, em Campinas: o mais pontual entre os grandes aeroportos do Brasil (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)

Viracopos, em Campinas: o mais pontual entre os grandes aeroportos do Brasil (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2011 às 14h30.

São Paulo – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta segunda-feira (4) o Anuário do Transporte Aéreo de 2010.

Publicado no Brasil desde 1972, o documento traz informações detalhadas sobre diversos itens como aeroportos, rotas, transporte de passageiros e cargas e empresas aéreas.

A agência esclarece que “os dados são fornecidos pelas companhias aéreas em atendimento à regulamentação vigente e passam por diversas validações, verificações e procedimentos de auditoria antes da publicação definitiva”.

EXAME.com selecionou as 14 informações mais relevantes e que resumem o atual quadro do setor aéreo no Brasil.

1 Aeroporto mais movimentado: Cumbica, em Guarulhos, é o aeroporto que tem o maior número de voos domésticos e internacionais. No segundo lugar, estão Congonhas/SP (embarques nacionais), e Galeão/RJ (internacionais).

2 Aeroporto recordista em atrasos: O balanço da Anac aponta que o aeroporto municipal de Itaituba, no Pará, teve índice de pontualidade de cerca de 15% em 2010, o pior do Brasil.

3 O pior e o melhor entre os grandes: Dos 10 aeroportos mais movimentados do Brasil, Viracopos, em Campinas, teve a maior taxa de pontualidade (quase 90%) e Cumbica, em Guarulhos, a pior (cerca de 75%).

4 Fuja dessa rota: O trajeto menos pontual foi de Santarém a Oriximiná, ambos no Pará. Apenas 7,69% dos voos saíram no horário no ano passado.

5 A rota doméstica Top 1 em movimento: A ponta aérea Rio-São Paulo (Congonhas-Santos Dumont) é a mais movimentada do país. Com 39.820 voos em 2010, teve quase o dobro de decolagens em relação ao segundo colocado (Congonhas-Brasília).

6 A rota internacional Top 1 em movimento: A viagem para os Estados Unidos continua sendo a mais procurada pelos brasileiros. Argentina, Portugal, França e Chile completam as cinco primeiras colocações.


7 Encomendas internacionais: No quesito despacho de cargas, os Estados Unidos também lideram o ranking de destinos, seguidos por Alemanha, Portugal, Chile e Holanda.

8 Doméstico x Internacional: Do total de decolagens realizadas no ano passado, 94% foram domésticas e 6%, internacionais.

9 Os piores meses para viajar de avião: Os dados da Anac mostram que janeiro (79,4%) e dezembro (74,3%) são os meses com os menores índices de partidas no horário. Já o mês de maio, com 87,7% de pontualidade, foi o melhor do ano passado. 

10 Empresa mais pontual: Com quase 90% dos voos partindo no horário, a Gol ultrapassou a Azul e se tornou a companhia mais pontual em 2010 .

11 A companhia aérea com mais opções de destinos: A Trip atende a 78 localidades, ante 49 da Gol e 44 da Tam.

12 Como as empresas ganham dinheiro: Em 2010, 85% das receitas das companhias aéreas vieram das vendas de passagens; 8% do transporte de carga; 2% dos Correios; 2% de fretamentos; e 3% de outras fontes.

13 Os custos das companhias aéreas: Os três principais gastos das empresas são com combustíveis (31%), encargos trabalhistas (21%) e despesas administrativas (14%).

14 Preço das passagens: Em 2010, o valor médio das tarifas foi de R$ 282,79, o que representa uma queda de 18% ante 2009 e de 39% em relação a 2002. 

Acompanhe tudo sobre:AnacAviaçãoAviõesSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas