Brasil

Atrasos de voos em cidades-sede da Copa caem 20%

Afirmação foi feita em conversa com jornalistas durante vistoria no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador


	Avião: No ano passado, segundo informou o governo federal, as previsões eram que os atrasos chegassem a 15% e os cancelamentos a 5%
 (SXC.Hu)

Avião: No ano passado, segundo informou o governo federal, as previsões eram que os atrasos chegassem a 15% e os cancelamentos a 5% (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2012 às 19h04.

Rio de Janeiro - O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, informou hoje (28) que os atrasos dos voos em 12 aeroportos do país, localizados nas cidades-sede da Copa do Mundo, caiu 20% em relação ao ano passado. A afirmação foi feita em conversa com jornalistas durante vistoria no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, na zona norte, em prosseguimento à Operação Fim de Ano.

De acordo com levantamento feito pela secretaria, somente no mês de dezembro devem passar pelos aeroportos de todo o Brasil cerca de 17,4 milhões de pessoas, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2011. A expectativa do órgão é que, neste final de ano, os atrasos e os cancelamentos de voos fiquem abaixo do estimado.

No ano passado, segundo informou o governo federal, as previsões eram que os atrasos chegassem a 15% e os cancelamentos a 5%. Os percentuais registrados nos aeroportos do país foram 13% e 3,5%, respectivamente. Até novembro deste ano, os índices ficaram em 10,5% de atraso e 4,6% de cancelamentos.

Com relação aos problemas registrados nas últimas semanas no Galeão, na zona norte e no Santos Dumont, na região central - Bittencourt disse que, para o ano que vem, serão modernizados os sistemas internos dos aeroportos de todo o país, como implantação de novas escadas rolantes e elevadores.

"Tem coisas que estão sendo feitas no sentido de atender aos passageiros. A gente sabe que tem que melhorar a nossa infraestrutura e nós estamos investindo muito. O próprio Galeão tem um programa de investimentos para até o fim do ano que vem, a fim de ter um melhor serviço durante a Copa do Mundo. Todo o Terminal 1 e o Terminal 2 serão reformados", disse.

Na última quarta-feira (26), uma interrupção no fornecimento de energia no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro provocou atrasos em 19 voos. Segundo informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nenhum voo chegou a ser cancelado devido ao problema. Também no dia 26, o Aeroporto Santos Dumont, apresentou problemas no sistema de refrigeração. Na sexta-feira passada (21), já havia sido registrado problema no mesmo aeroporto.

Iniciada no último dia 13, a Operação Fim de Ano tem o objetivo de inspecionar a estrutura dos aeroportos e os serviços oferecidos aos passageiros. Além do Galeão, foram vistoriados os aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Afonso Pena (PR).

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolMetrópoles globaisRio de JaneiroSetor de transporte

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil