Brasil

Atos 8 de janeiro: PF cumpre dois mandados de prisão em fase da Operação Lesa Pátria

Agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF

Operação Lesa Pátria: Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (EDISON BUENO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/Reprodução)

Operação Lesa Pátria: Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (EDISON BUENO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de maio de 2023 às 07h52.

Agentes da Polícia Federal cumprem dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão na 12ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta terça-feira. Segundo a PF, o objetivo da ação é identificar pessoas que participaram, financiaram, se omitiram ou fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Investigação

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, de acordo com a PF.

Em 11 de maio, na 11ª fase da Operação Lesa Pátria, os alvos foram empresários, fazendeiros e pessoas com registro de CACs (colecionadores, atiradores e caçadores esportivos) investigados por financiar os atos golpistas a partir de três Estados — São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Eles teriam bancado viagens de ônibus a Brasília e a manutenção de acampamento golpistas montados na frente dos quarteis

Acompanhe tudo sobre:CPMI do 8 de janeiroBrasíliaProtestos

Mais de Brasil

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha

Paes lidera com 59% e Ramagem tem 17%, no Rio, diz Datafolha