Brasil

Atividade física ajuda na prevenção da osteoporose

Criado em 2011 pela portaria n. 719, o programa visa instalar quatro mil unidades da Academia da Saúde até 2014


	Pessoas correndo em esteiras na academia: o exercício físico auxilia a renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas
 (Getty Images/Spencer Platt)

Pessoas correndo em esteiras na academia: o exercício físico auxilia a renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas (Getty Images/Spencer Platt)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2012 às 13h41.

Brasília – Na véspera do Dia Mundial de Combate à Osteoporose, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou hoje (19) a atividade física como uma das principais formas de combate à doença. Segundo ele, o Programa Academias da Saúde, que destina dinheiro para compra de equipamentos públicos de atividade física, é a principal ação do ministério de prevenção da osteoporose.

Criado em 2011 pela portaria n. 719, o programa visa instalar quatro mil unidades da Academia da Saúde até 2014. Serão atendidos os municípios com mais de 100 mil habitantes. Os municípios menores seguirão critérios alinhados com o Programa Brasil sem Miséria, de acordo com informações no Portal Saúde, do Ministério da Saúde.

O exercício físico auxilia a renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas. O ministro afirmou que desde a implantação do programa, houve “uma redução em 83% no uso de medicamentos para hipertensão e diabetes e em 32% de antidepressivos”, nos municípios onde funcionam as academias.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre PadilhaExercícios FísicosMinistério da SaúdePolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSaúde e boa formaSaúde no Brasil

Mais de Brasil

STF tem maioria para rejeitar revisão da vida toda do INSS

Acidente grave com BRT deixa mais de 60 feridos no Rio de janeiro

X cumpre ordem de Moraes e indica ao STF novo representante legal no Brasil

Quando é o próximo debate para prefeito de SP? Veja data, horário e como assistir ao vivo