Brasil

Até quando vai o frio em SP? Cidade teve inverno mais intenso dos últimos 30 anos

Até a última quarta-feira, a média das temperaturas mínimas na capital paulista foi de 12,2 °C

Inverno: a estação só termina em 22 de setembro e novas massas de ar frio podem derrubar as temperaturas nas próximas semanas (Frio SP/Getty Images)

Inverno: a estação só termina em 22 de setembro e novas massas de ar frio podem derrubar as temperaturas nas próximas semanas (Frio SP/Getty Images)

Caroline Oliveira
Caroline Oliveira

Colaboradora na Exame

Publicado em 16 de agosto de 2025 às 12h26.

A cidade de São Paulo vive o inverno mais rigoroso dos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até a última quarta-feira, 13, a média das temperaturas mínimas na capital paulista foi de 12,2 °C, um grau abaixo da média histórica de 13,2 °C.

Inverno em São Paulo é o mais rigoroso dos últimos 30 anos. (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

De acordo com o Inmet, a menor média já registrada na série histórica ocorreu em 1994, quando o inverno marcou 10,8 °C, ou seja, 2,4 °C abaixo do esperado.

O instituto ressalta ainda que a estação só termina em 22 de setembro e que novas massas de ar frio podem derrubar as temperaturas nas próximas semanas.

O frio intenso não se restringe à capital paulista. No Rio de Janeiro, o inverno de 2025 também tem sido o mais severo desde 2006. Entre 20 de junho e 11 de agosto, foram 22 dias em que os termômetros não passaram dos 25 °C.

Segundo reportagem de O Globo, a meteorologista Hana Silveira, do Climatempo, explica que a ausência do fenômeno El Niño neste ano favoreceu a entrada mais frequente de massas de ar frio, muitas delas resultando em ondas prolongadas de baixas temperaturas.

Acompanhe tudo sobre:FrioPrevisão do tempoEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA