Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

O marco para o setor foi resultado direto da missão oficial brasileira ao país asiático realizada em março deste ano e foi celebrado em uma reunião bilateral no Rio de Janeiro

Em gesto simbólico, Lula, Phạm Minh Chính e Fávaro assinaram uma caixa representando o lote inaugural da proteína brasileira destinada ao país asiático (Gov/Divulgação)

Em gesto simbólico, Lula, Phạm Minh Chính e Fávaro assinaram uma caixa representando o lote inaugural da proteína brasileira destinada ao país asiático (Gov/Divulgação)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 5 de julho de 2025 às 21h00.

Última atualização em 5 de julho de 2025 às 21h26.

O presidente Lula recebeu o primeiro-ministro vietnamita Phạm Minh Chính no Rio de Janeiro em uma reunião bilateral neste sábado, 5, às vésperas do Brics.

O motivo? celebrar um marco histórico para o setor do agronegócio: a primeira exportação de carne bovina brasileira para o Vietnã.

Em gesto simbólico, Lula, Phạm Minh Chính e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinaram uma caixa representando o lote inaugural da proteína brasileira destinada ao país asiático e celebraram a abertura nas relações comerciais. 

A conquista foi resultado direto da missão oficial brasileira ao Vietnã realizada em março deste ano, quando foram conduzidas negociações com as principais autoridades locais. O primeiro carregamento é composto por 27 toneladas de patinho, que será embarcado pelo Porto de Santos.

"A abertura do mercado vietnamita para nossa carne bovina, aliada ao intercâmbio de pescados e arroz vietnamitas, comprova que o compromisso mútuo gera resultados efetivos. Continuaremos expandindo esta parceria estratégica para criar mais oportunidades aos nossos produtores", afirmou o ministro em nota. 

Perspectivas de cooperação

O primeiro-ministro vietnamita também destacou a importância do avanço bilateral e agradeceu a dedicação intensa em prol da cooperação agrícola. "Esta conquista representa um resultado muito significativo de nossos encontros anteriores. É gratificante constatar que, a cada nova reunião, conseguimos progredir com mais produtos e resultados tangíveis", disse.

Fávaro também parabenizou o Vietnã por sua recente entrada no Brics como país parceiro, enfatizando as novas perspectivas comerciais que se abrem entre as duas nações com esta aproximação multilateral.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioBrasilAgropecuáriaBrics

Mais de Brasil

Ministro da AGU rebate crítica de governadores de direita sobre o 'tarifaço' dos EUA

Bolsa Família: o que explica a saída de 1 milhão de beneficiários — e o futuro do programa

Previsão do tempo: São Paulo tem sol e temperaturas de até 29°C neste domingo, 27

Incêndio atinge empresa Schütz Vasitex em Guarulhos