Brasil

As grandes derrotas e vitórias do PT no 1°turno

O segundo turno em SP teve gostinho de vitória para o PT. Mas os resultados em BH e Recife - e o risco de ficar com menos prefeituras do que em 2008 - servem de contraponto


	Fernando Haddad: embora não tenha vencido ainda, ficou como símbolo de vitória, mas o partido amargou derrotas importantes e deve perder número de prefeituras
 (Divulgação/Facebook)

Fernando Haddad: embora não tenha vencido ainda, ficou como símbolo de vitória, mas o partido amargou derrotas importantes e deve perder número de prefeituras (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 02h22.

São Paulo – A comemoração do petista Fernando Haddad, que chegou ao segundo turno na campanha à Prefeitura de São Paulo, mostra que reside na capital paulista e em Goiânia – onde um petista venceu no primeiro turno – as duas maiores vitórias do PT neste domingo. “Saímos de 3%. É uma trajetória significativa”, disse Haddad, depois de confirmados os seus 28,98% dos votos válidos.

Se o desempenho do ex-ministro da Educação, que passou toda a campanha em terceiro lugar, pode ser considerado uma mostra de força do ex-presidente Lula, as inúmeras derrotas em várias capitais pesam - e muito - na balança do partido (veja lista abaixo).

Hoje com sete prefeituras, o PT terá que vencer em todas as cidades onde disputa o segundo turno para manter o número.

Das derrotas, as mais relevantes são de Patrus Ananias, em Belo Horizonte, e de Humberto Costa, em Recife, ambos petistas importantes para o Palácio do Planalto.

Patrus foi Ministro do Desenvolvimento Social no governo Lula e o único a contar com a presença da presidente Dilma Rousseff em seu palanque, fora Haddad.

Já Humberto Costa, que havia recebido de Lula a garantia de apoio na campanha, ficou a ver navios, dando fim à invencibilidade petista que já durava três mandatos em uma das mais importantes capitais nordestinas.

Confira abaixo a cidade que o PT já levou nas eleições deste domingo, onde as campanhas ainda vão continuar por causa do segundo turno e onde os candidatos do partido perderam.

Onde venceu Onde vai estar no 2° turno O que já perdeu
Goiânia São Paulo Belo Horizonte
  Salvador Recife
  Rio Branco Porto Alegre
  Cuiabá Vitória
  João Pessoa Belém
  Fortaleza Campo Grande
    Natal
    Porto Velho
    Teresina
    São Luís
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Partidos políticosPolítica no BrasilPrefeiturasPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'