Brasil

As fotos do incêndio que atinge o Museu da Língua Portuguesa

Um bombeiro civil que trabalhava no prédio morreu enquanto tentava combater as chamas. Quase 100 bombeiros tentam controlar o fogo

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo  (MARÍLIA KODIC/Imagem cedida a EXAME.com)

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo (MARÍLIA KODIC/Imagem cedida a EXAME.com)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 21 de dezembro de 2015 às 19h25.

São Paulo - Desde às 16h, um incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, que fica na região central de São PauloO bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, que trabalhava no prédio, morreu enquanto tentava combater as chamas. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

Cerca de 37 viaturas e quase 100 bombeiros foram deslocados para conter o fogo que destruiu boa parte do edifício. Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 17h05, o fogo havia sido controlado pelas equipes que trabalhavam no local. 

O teto do prédio ficou totalmente destruído. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado no primeiro andar do museu e se alastrado rapidamente para os outros dois pavimentos.

O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, no bairro do Bom Retiro, e estava fechado para o público nesta segunda-feira. Construído em uma área de 4,3 mil metros quadrados, o museu foi inaugurado em 2006. O edifício que abriga o acervo foi construído em 1867 e tem três andares.

Em 1946, um incêndio deixou a Estação da Luz, onde o museu está alocado, parcialmente destruída. O fogo destruiu documentos e prejudicou a fachada que está voltada para a Avenida Tiradentes, mas não danificou a torre do relógio da estação

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasIncêndiosMetrópoles globaisMuseusSão Paulo capital

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'