Brasil

As fotos da confusão durante protesto contra a tarifa em SP

Na primeira manifestação contra o aumento das tarifas em São Paulo, houve depredação, repressão policial e 51 detenções

Manifestante levanta as mãos em frente a cordão policial (Nacho Doce/Reuters)

Manifestante levanta as mãos em frente a cordão policial (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2015 às 22h20.

São Paulo - O primeiro protesto contra o aumento das passagens de ônibus e metrô em São Paulo, realizado ontem, foi marcado por depredações em agências bancárias, detenções e repressão policial. Cinquenta e uma pessoas foram detidas, de acordo com a Polícia Militar.

Segundo a PM, 2 mil pessoas participaram da manifestação, número bem menor que os 30 mil presentes estimados pelo Movimento Passe Livre (MPL), que organizou o protesto.

A manifestação começou no Theatro Municipal, no centro da cidade, às 18h30, com o objetivo de terminar na praça do Ciclista, no cruzamento com a avenida Paulista.

De acordo com a PM, no protesto, um ônibus foi incendiado, uma concessionária depredada e uma viatura foi atacada por black blocks, o que justificaria a ação policial. 

Já o MPL afirmou que a PM perseguiu alguns manifestantes que seguiam agrupados, cercaram e fizeram prisões. Em nota, o movimento disse também que a PM reprimiu o ato de forma violenta e “que lançou bombas de gás, bombas de estilhaço mutilante e atirou com balas de borracha para impedir que a marcha chegasse à Avenida Paulista”

Na rua da Consolação, por volta das 19h30, houve confronto. Bombas de gás lacrimogênio foram lançadas e dispersaram os manifestantes pela própria via e por ruas transversais. As estações Trianon e Consolação do metrô foram fechadas durante a confusão.

O protesto foi encerrado pelo MPL por volta das 21h.

Uma nova manifestação está marcada para a próxima sexta-feira, 16.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDepredaçõesMetrópoles globaismobilidade-urbanaMovimento Passe LivreÔnibusProtestosProtestos no BrasilSão Paulo capitalTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Zema, Marçal e Caiado: AtlasIntel simula cenários para 2026

Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados

Senado adia votação de texto que tentava 'driblar' proposta do governo de endurecer penas de roubo

Celular Seguro vai mandar mensagens de alerta a celulares roubados mesmo após terem chips trocados