Brasil

As cenouras de Duque de Caxias: descaso com o dinheiro público

Prefeitura da cidade fluminense deu cenouras como brinde de Páscoa para alunos da rede municipal para desovar produtos comprados em excesso

Cenouras: Legumes foram distribuídos em sacos plásticos e acompanhados de uma receita de bolo

Cenouras: Legumes foram distribuídos em sacos plásticos e acompanhados de uma receita de bolo

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2018 às 18h57.

Última atualização em 27 de março de 2018 às 19h25.

A má gestão dos recursos públicos atingiu o nível de deboche no Rio de Janeiro. Segundo reportagem de VEJA, alunos da rede municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, receberam cenouras como brinde de Páscoa. E o pior: não se tratava de uma campanha pela alimentação saudável — e eventual substituição dos chocolates desta época do ano — mas uma maneira de distribuir o legume comprado em quantidade errada pela prefeitura.

Para tentar dar um ar de iniciativa planejada, as cenouras foram distribuídas em sacos plásticos e acompanhadas de uma receita de bolo. Todos os outros ingredientes, como açúcar e farinha, seriam responsabilidade das famílias dos alunos. Em um documento enviado aos diretores das escolas municipais, obtido pelo jornal Extra, a coordenadora de alimentação escolar, Ana Lucia de Almeida, explicou o projeto: “esclarecemos que essa proposta foi construída em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar tendo em vista o quantitativo de cenoura recebido nas unidades escolares divergente da per capita usual.”

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias explicou que houve um equívoco no pedido feito pela nutricionista responsável. Ela foi afastada do cargo. Para evitar o desperdício do alimento, a secretaria, em conjunto com o Conselho de Alimentação Municipal, optou, então, pela distribuição das cenouras às crianças.

A secretaria lamentou o ocorrido, mas disse que todos os alimentos estavam aptos para o consumo. A Prefeitura de Duque de Caxias disse que vai abrir sindicância para apurar a compra das cenouras em excesso.

Os professores municipais de Duque de Caxias convivem com o atraso de salários. O 13º e os pagamentos de fevereiro continuam em aberto.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeGestão públicaPáscoaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas