Brasil

As 10 frases que deram o que falar neste ano

A morte de um ministro do STF e acusações contra o presidente deram o que falar neste ano; veja as frases mais marcantes de 2017

Aécio Neves e Michel Temer: em maio, áudios e vídeos apontaram uma série de acusações escandalosas contra o senador e o presidente (Ueslei Marcelino/Reuters)

Aécio Neves e Michel Temer: em maio, áudios e vídeos apontaram uma série de acusações escandalosas contra o senador e o presidente (Ueslei Marcelino/Reuters)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 07h00.

Última atualização em 18 de dezembro de 2017 às 07h00.

São Paulo - Em mais um ano conturbado no cenário político do país, não faltaram declarações marcantes.

Já em janeiro de 2017, os brasileiros receberam a notícia da morte do ministro Teori Zavascki após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Figurões do universo político, como o juiz federal Sergio Moro, lamentaram o ocorrido.

De lá para cá, uma série de polêmicas cercaram o Brasil, como a divulgação das gravações feitas pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, que jogaram o senador Aécio Neves e o presidente Michel Temer contra a parede.

Veja as frases que marcaram a história do ano de 2017.

Eike Batista

"Está na hora de eu ajudar a passar as coisas a limpo", disse seu retorno ao Brasil após ter a prisão decretada -  em 29/01.

Former billionaire Eike Batista arrives at the Federal Police headquarters to give a testimony in Rio de Janeiro

 

Jair Bolsonaro

"Eu fui num quilombola em Eldorado Paulista. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem pra procriadores servem mais", durante palestra na Hebraica do Rio de Janeiro. O deputado foi condenado por essa declaração. Em em 3/04.

Deputado Jair Bolsonaro

 

Michel Temer

"Tem que manter isso, viu?", o presidente a Joesley Batista, supostamente falando de propinas pagas a Eduardo Cunha na cadeia - a frase que motivou as denúncias de Rodrigo Janot. Em 17/05.

O presidente Michel Temer: crítica de general do exército

- (Ueslei Marcelino/Reuters)

Aécio Neves

"Sempre acreditei na Justiça do meu país", disse o senador sobre a decisão do ministro Marco Aurélio, do STF, em negar a sua prisão e devolver o seu mandato no Senado - em 30/06.

Aécio Neves retoma o mandato no Senado Federal em 18/10/2017

Rodrigo Janot

"Enquanto houver bambu, lá vai flecha", o ex-PGR sobre continuar apresentando denúncias de corrupção até o final de seu tempo no cargo - em 1/7.

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante sessão com procuradores em Brasília

- (Adriano Machado/Reuters)

Antônio Cláudio Mariz

"Governo não está na UTI. Está na lanchonete do hospital", advogado de Temer - em 5/07.

O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira entrega a defesa de Michel Temer na Câmara dos Deputados (5/7/2017)

Dilma Rousseff

"O novo pode ser um Hitler. Não há garantia nenhuma", a ex-presidente sobre uma novidade na disputa presidencial de 2018 - em 11/08.

Ex-presidente Dilma Rousseff durante entrevista coletiva em Montevidéu

- (Andres Stapff/Reuters)

Lula

"Vou terminar fazendo uma pergunta para o senhor. Eu vou chegar em casa amanhã e almoçar com oito netos e uma bisneta de seis meses. Eu posso olhar na cara dos meus filhos e dizer que eu fui a Curitiba prestar depoimento a um juiz imparcial?", o ex-presidente durante depoimento prestado ao juiz Sergio Moro pelos processos da Operação Lava Jato - em 13/09.

2017-11-16t171127z_1_lynxmpedaf1g2_rtroptp_3_politica-mppedido-bloqueiolula-e1511436216971

- (Ueslei Marcelino/Reuters)

Tiririca

"Seria hipócrita se eu saísse daqui e não falasse realmente que estou decepcionado, decepcionado com a política brasileira, decepcionado com muitos de vocês, muitos", o deputado federal em seu primeiro e último discurso como deputado, ao anunciar sua despedida da vida política - em 6/12.

O deputado federalTiririca (PR-SP) durante votação no plenário da Câmara

Sergio Moro

"‘Não debato com condenados por crime", em resposta ao comentário de Lula que criticou a atuação da Justiça, dizendo que a Operação Lava Jato tem servido para desmoralizar a Petrobras em 08/12.

Sérgio Moro

Acompanhe tudo sobre:FrasesPolítica

Mais de Brasil

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”