Brasil

Arrecadação do IPVA e ICMS cresceu em 2020, mesmo com pandemia

A pandemia do coronavírus afetou a capacidade de arrecadação do governo federal, mas estados e municípios recolheram 2,1% mais em impostos no ano passado

Arrecadação dos estados e municípios aumentou em 2020, mesmo com os efeitos negativos da pandemia do coronavírus (Carla Carniel/Reuters)

Arrecadação dos estados e municípios aumentou em 2020, mesmo com os efeitos negativos da pandemia do coronavírus (Carla Carniel/Reuters)

BA

Bianca Alvarenga

Publicado em 25 de janeiro de 2021 às 16h23.

Última atualização em 25 de janeiro de 2021 às 16h23.

O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, destacou a recuperação da arrecadação de estados e municípios em 2020, passada a fase mais intensa da pandemia do novo coronavírus.

Segundo ele, enquanto a arrecadação da União no ano passado recuou 3,75% ante 2019, em termos nominais, a arrecadação dos estados, na mesma comparação, avançou 2,14%, considerando os resultados de 70% dos Estados. "A arrecadação de estados e municípios apresentou forte recuperação", disse Waldery nesta segunda-feira, 25.

A pandemia está mexendo com a economia e os negócios em todo o mundo. Venha aprender o que realmente importa na EXAME Research

Waldery afirmou ainda que a recuperação da arrecadação está "bastante sólida" e que o "fundo do poço" para o recolhimento de tributos da União ocorreu em maio do ano passado. "Já o fundo do poço para arrecadação de Estados e municípios foi em junho", disse.

Os dados da Receita Federal mostraram que a arrecadação da União em termos nominais, cedeu 3,75% em 2020, como citado por Waldery. No entanto, a arrecadação em termos reais (ajustada pela inflação) cedeu 6,91% no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Carga tributáriaCoronavírusEstados brasileirosImpostosPandemiareceita-federal

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas