Brasil

Ar condicionado em ônibus deve atingir toda a frota em 2017

O ar condicionado é aprovado por 85% dos passageiros


	Ônibus: hoje, apenas 60 veículos estão equipados, de uma frota de cerca de 15 mil
 (Francisco Emolo/Jornal da USP)

Ônibus: hoje, apenas 60 veículos estão equipados, de uma frota de cerca de 15 mil (Francisco Emolo/Jornal da USP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2015 às 13h46.

São Paulo - Pesquisa da São Paulo Transporte (SPTrans) divulgada nesta sexta-feira, 30, mostra que 85,3% dos passageiros das linhas de ônibus que receberam ar-condicionado na capital paulista aprovam a refrigeração.

O balanço foi revelado no mesmo momento em que o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, anunciou a previsão de que todos ônibus da frota da cidade tenham ar-condicionado até 2017.

"O desejo da Prefeitura é que nos próximos dois anos você tenha toda a frota com ar-condicionado", afirmou o dirigente em entrevista coletiva. Uma portaria da Prefeitura publicada na última semana determina a instalação de ar-condicionado em todos os ônibus, mas não dava prazo.

Tatto, no entanto, explica que questões produtivas, como a grande e repentina demanda por aparelhos de refrigeração, podem adiar esse cronograma. Hoje, apenas 60 veículos estão equipados, de uma frota de cerca de 15 mil.

O secretário disse ainda que a aceitação de ar-condicionado nos ônibus já foi muito menor, mas que agora esse item passou a ser desejado.

Ao todo, 400 pessoas foram ouvidas para o levantamento nos dias 12, 14, 15, 16, 19 e 20 de janeiro. Elas usam as linhas 875P-10 (Terminal Campo Limpo-Paraíso), 809P-10 (Terminal Campo Limpo-Terminal Pinheiros), 5111-10 (Terminal Parque Dom Pedro II-Terminal Santo Amaro) e 5105-10 (Terminal Sacomã-Terminal Mercado). Parte dos ônibus desses itinerários foi a primeira do município a receber os aparelhos de ar, no ano passado.

O estudo indica que a preferência por coletivos com ar refrigerado é tanta que 36,5% dos entrevistados disseram esperar mais tempo no ponto até passar um ônibus equipado com a comodidade.

As mulheres representam 52,8% dos passageiros pesquisados. Além disso, 57,8% dessas pessoas têm entre 16 e 35 anos de idade. A maioria (70%) utiliza ônibus ao menos cinco vezes por semana.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisÔnibusSão Paulo capitalTransporte públicoTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Gestão Pochmann quer que sindicato de servidores do Instituto não use mais sigla IBGE no nome

AGU recorre de decisão do TCU que bloqueia verbas do programa Pé de Meia

Investigada no caso Deolane, Esportes da Sorte é autorizada a operar apostas no Brasil

Tempestade atinge Centro-Sul do país em meio à onda de calor nesta quinta-feira; veja previsão