Brasil

Apuração São Paulo 2024: acompanhe o resultado das eleições ao vivo

O atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), tenta a reeleição e tem o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) como os seus principais adversários

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 19h00.

Última atualização em 6 de outubro de 2024 às 21h11.

São Paulo vai eleger 55 vereadores e o prefeito que vai comandar a cidade com o maior produto interno bruto (PIB) do Brasil.

Ricardo Nunes e Guilherme Boulos vão disputar segundo turno

O atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), tenta a reeleição e tem o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) como os seus principais adversários. Os três são favoritos para chegar ao segundo turno, em 27 de outubro. (Veja a apuração voto a voto em São Paulo na página de Eleições da EXAME).

Quando começa a apuração?

Considerando o horário de Brasília, a apuração começa assim que o horário de votação se encerra, às 17h, de acordo com a previsão divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em algumas seções, filas podem adiar um pouco o processo de votação e, consequentemente, a divulgação dos resultados.

Historicamente, a apuração pode levar entre 3 a 4 horas para ser concluída. Em 2022, os resultados do primeiro turno saíram entre 20h30 e 21h.

A apuração para a prefeitura das capitais poderá ser acompanhada pela EXAME, na página dedicada às eleições de 2024.

O resultado é esperado para a noite do domingo, 6.

Quando é o segundo turno?

Para o cargo de prefeito, quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, a eleição vai para o segundo turno. A exceção é para cidades com menos de 200 mil habitantes. Em 2024, a segunda etapa de votação é no dia 27 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Governo divulga novo cronograma do CNU; veja datas atualizadas

Mauro Cid presta depoimento ao STF após operação e pedido de suspensão de delação

Com depoimento marcado para hoje, defesa de Cid diz que ele 'vai esclarecer o que a PF pretende'

'Enem dos concursos' terá novo cronograma anunciado nesta quinta