(Jefferson Rudy/Geraldo Magela/Agência Senado)
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2022 às 00h14.
O Acre vai às urnas neste domingo, 2 de outubro, para eleger o próximo governador do estado.
Clique aqui para acompanhar a apuração das eleições 2022 em tempo real
O atual governador, Gladson Cameli (PP), tenta a reeleição tendo como principal adversário Jorge Viana (PT). Os dois são favoritos para chegar ao segundo turno, em 30 de outubro, mas existe a possibilidade de Cameli ser reeleito em primeiro turno. (Veja a apuração voto a voto no Acre na página de Eleições da EXAME).
Nas eleições deste domingo, as urnas abrem às 8 horas no domingo e fecham às 17 horas (horário de Brasília), quando os votos começam a ser apurados.
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO NO ACRE
A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que, uma vez que neste ano os horários de votação serão unificados em todo o Brasil pelo horário de Brasília, os primeiros resultados da apuração já comecem a sair logo após às 17h, quando a votação é encerrada.
O Acre tem mais 790 mil habitantes e 588 mil eleitores. O atual governador, Gladson Cameli, chegou ao governo em 2019 e agora tenta renovar o mandato.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de maioria dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), isto é, 50% mais um voto, ao menos. Se nenhum candidato obtiver maioria dos votos válidos, a eleição vai ao segundo turno, em 30 de outubro.
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO NO ACRE
Ao todo, sete nomes se colocaram na disputa ao governo do Acre em 2022.
Os candidatos ao governo do AC, em ordem alfabética, são:
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO NO ACRE
Além de governadores dos estados, as eleições no Brasil neste domingo, 2, contam também com votação para presidente, senadores (um por estado), deputados federais e estaduais.
O Acre elege neste domingo um senador, que ficará no cargo por oito anos. Cada estado tem direito a três cadeiras no Senado, totalizando 81 senadores na Casa.
Os candidatos ao Senado pelo AC, em ordem alfabética, são:
O favorito é o atual deputado federal Alan Rick (União Brasil), que liderava nas pesquisas contra Ney Amorim (Podemos), seguido de Marcia Bittar (PL). Para a disputa ao Senado, não há segundo turno, e o mais votado leva automaticamente a vaga.