Haddad, Garcia, Tarcísio: vaga no segundo turno em SP é um dos destaques da apuração neste domingo, 2 (Renato Pizzutto/Band/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2022 às 00h02.
Última atualização em 2 de outubro de 2022 às 17h27.
Os eleitores do estado de São Paulo foram às urnas neste domingo, 2 de outubro, para eleger o próximo governador.
Clique aqui para acompanhar a apuração das eleições 2022 em tempo real
As urnas fecharam às 17h (horário de Brasília) e as primeiras parciais começaram a ser divulgadas logo após às 17h16 no estado. Veja a apuração voto a voto em São Paulo na página de Eleições da EXAME.
O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), liderava nas pesquisas de intenção de voto para ocupar o cargo no Palácio dos Bandeirantes. Tarcísio de Freiras (Republicanos), e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), também aparecem entre os favoritos para disputar um eventual segundo turno.
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO EM SP
Neste ano, os horários de votação foram unificados em todo o Brasil pelo horário de Brasília, de modo que os primeiros resultados em todo o país começaram a sair logo após às 17h, quando a votação é encerrada.
Com mais de 46 milhões de habitantes e quase 35 milhões de eleitores, o estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil. O governador eleito comandará também o maior produto interno bruto (PIB) do Brasil.
O atual governador Rodrigo Garcia chegou ao cargo em abril deste ano, após João Doria (PSDB) renunciar para tentar se candidatar à Presidência. Fernando Haddad, que já foi prefeito da capital, tenta colocar o PT no comando do estado pela primeira vez. Tarcísio de Freitas foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para seu cabo eleitoral no estado.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de maioria dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), isto é, 50% mais um voto, ao menos. Se nenhum candidato obtiver maioria dos votos válidos, a eleição vai ao segundo turno, em 30 de outubro.
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO EM SP
Ao todo, dez nomes se colocaram na disputa ao governo de São Paulo em 2022.
Os candidatos ao governo de SP, em ordem alfabética, são:
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO EM SP
Além de governadores dos estados, as eleições no Brasil neste domingo, 2, contam também com votação para presidente, senadores (um por estado), deputados federais e estaduais.
São Paulo elege neste domingo um senador, que ficará no cargo por oito anos. Cada estado tem direito a três cadeiras no Senado, totalizando 81 senadores na Casa.
Os candidatos ao Senado por SP, em ordem alfabética, são:
O favorito é o ex-governador Márcio França (PSB), que liderava nas pesquisas eleitorais contra o ex-ministro Marcos Pontes (PL). Para a disputa ao Senado, não há segundo turno, e o mais votado leva automaticamente a vaga.