Brasil

Apreensão de armas cresce 36% em Viracopos no 1º tri

Apenas no mês de março, foram apreendidas no aeroporto de Campinas 18 cargas do exterior com armas

Para importação dessas mercadorias, é necessária uma habilitação prévia para atuar em comércio exterior e o Licenciamento de Importação (Ethan Miller / Getty Images)

Para importação dessas mercadorias, é necessária uma habilitação prévia para atuar em comércio exterior e o Licenciamento de Importação (Ethan Miller / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2012 às 15h35.

São Paulo - A apreensão de armas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, teve um crescimento de 36% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado, informou um comunicado da Receita Federal distribuído nesta sexta-feira.

Segundo balanço da Receita, apenas no mês de março, foram apreendidas em Viracopos 18 cargas provenientes do exterior - que continham simulacros de armas de fogo, armas de pressão e munição -, importadas na grande maioria dos Estados Unidos, e tinham como destino diversos Estados.

A Receita esclareceu que, para importação dessas mercadorias, é necessária uma habilitação prévia para atuar em comércio exterior e o Licenciamento de Importação, anterior ao embarque, que é analisado pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, órgão do Exército Brasileiro. "No caso das retenções, houve tentativa de introdução sem o cumprimento dessa exigência, valendo-se da modalidade simplificada de importação, denominada remessa expressa", disse o comunicado.

No acumulado de 2012, conforme a Receita, houve 50 apreensões similares, em que os importadores tentaram introduzir as mercadorias sem a prévia habilitação. As mercadorias ficarão retidas e os importadores terão um prazo de 90 dias para regularizar a situação.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAeroportos do BrasilArmasComércio exteriorImportaçõesIndústriaIndústria de armasreceita-federalSetor de transporteTransportestransportes-no-brasilViracopos

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas