Brasil

Aposentados ocupam Petrobras para garantir ganhos

Petroleiros reivindicam a incorporação em suas aposentadorias de benefícios e vantagens concedidos aos funcionários da ativa

Aposentados na Petrobras: eles criticaram recentes episódios de corrupção envolvendo estatal (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Aposentados na Petrobras: eles criticaram recentes episódios de corrupção envolvendo estatal (Fernando Frazão/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 19h19.

Rio de Janeiro - Aproximadamente 50 petroleiros aposentados ocuparam hoje (30) o andar térreo da Petrobras, no centro do Rio.

Eles reivindicam a incorporação em suas aposentadorias de benefícios e vantagens concedidos aos funcionários da ativa. Também criticaram os recentes episódios de corrupção envolvendo a estatal.

Os manifestantes tentaram falar com a presidenta da empresa, Graça Foster, mas disseram ter sido barrados com truculência pelos agentes de segurança, que os impediram de acessar os elevadores do prédio.

O presidente da Federação Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Petrobras e Petros (Fenasp), Rodinei Bernabé Hernandes, explicou que o principal motivo do protesto era contra a discriminação que os aposentados estavam sofrendo nos últimos anos em relação aos acordos coletivos.

“Nós, aposentados, em todos os acordos coletivos, temos tido dificuldades em manter o que diz o regulamento do plano de benefícios da Petros [fundo de pensão dos funcionários da Petrobras]. Nós queremos convencer a presidenta Graça Foster, que é funcionária da Petrobras, a ter sensibilidade de petroleira para resolver essa questão conosco”, disse Hernandes.

O presidente da Fenasp explicou que os aposentados – cerca de 48 mil pessoas – têm conseguido vitórias na Justiça do Trabalho, mas de forma individual, o que acaba gerando gastos extras com advogados.

Hernandes demonstrou indignação contra os recentes casos de corrupção na estatal, denunciados pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa.

“Nós, aposentados e pensionistas do sistema Petrobras, não compactuamos com essa situação. Somos totalmente contra e queremos que seja averiguado de fio a pavio. Têm que aparecer os culpados. Não é possível que retirem dinheiro desta empresa, que é orgulho do Brasil. O dinheiro poderia estar melhorando a vida do petroleiro, mas está na mão de ladrões”.

Os manifestantes prometeram acampar dentro da empresa, dormindo em colchonetes, até serem recebidos pela presidência da estatal.

A Petrobras foi procurada, por meio de sua assessoria de imprensa, mas não havia se pronunciado até a publicação desta matéria.

Acompanhe tudo sobre:BenefíciosCapitalização da PetrobrasCorrupçãoDireitos trabalhistasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEscândalosEstatais brasileirasFraudesGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoSalários

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto