Brasil

Após sensação térmica de quase 47 graus, Rio entra em estágio de atenção com temporal

Temperatura chegou a 37,1 graus em São Cristóvão; com a forte chuva, ruas no centro e na zona norte ficaram alagadas, árvores caíram e trens partiram com atraso da Central

Segundo o Centro de Operações do Rio, às 17h30, a cidade tinha oito registros de bolsões d'água (Christian Adams/Getty Images)

Segundo o Centro de Operações do Rio, às 17h30, a cidade tinha oito registros de bolsões d'água (Christian Adams/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 19h51.

Última atualização em 3 de janeiro de 2023 às 20h10.

Depois de dois dias de sol e calor intensos no Rio, o tempo mudou. Pelo segundo dia seguido na semana, a cidade bateu recorde de calor. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a máxima registrada nesta terça-feira foi de 37,1 graus, em São Cristóvão, e sensação térmica de 46,8, em Santa Cruz, registrada às 12h45.

Mas, à tarde, o tempo fechou e o município entrou em estágio de atenção devido à previsão de chuva moderada a forte nas próximas horas.

Segundo o Centro de Operações da prefeitura, chove na zona norte e no Centro. Às 18h, cinco quedas de árvore foram registradas no Centro: na Rua Ulysses Guimarães (altura do Clube dos Servidores), na Avenida República do Chile, na Avenida Rodrigues Alves, na Avenida Marechal Floriano e na Avenida Presidente Vargas.

Por volta das 17h10, o serviço de VLT foi suspenso no centro do Rio. Segundo a concessionária que administra o coletivo, a circulação foi suspensa nas linhas 1, 2 e 3 devido a alagamentos ao longo da via. Às 17h50, o serviço permanecia suspenso. De acordo com o Centro de Operações Rio, a estação Central do Brasil apresenta alteração nas partidas das composições.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Também na Cidade Nova, a chuva e forte ventania derrubaram o toldo de um bar próximo a Avenida Presidente Vargas.

Segundo o Centro de Operações do Rio, às 17h30, a cidade tinha oito registros de bolsões d'água, alguns em vias importantes como a Avenida Presidente Vargas e Avenida Marechal Floriano, no Centro. Também foram registrados quatro interdições: Rua do Lavradio, Avenida Mem de Sá, Rua dos Inválidos, Rua Vinte de Abril e Avenida Francisco Bicalho. Em São Cristóvão, na zona norte, foram documentados bolsões nas ruas Benedito Otoni, Escobar e Campo de São Cristóvão.

Para esta quarta-feira, a previsão é de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento na parte da tarde. Quinta, a chegada de uma frente fria deixa o tempo instável, com chuva fraca e moderada a qualquer momento do dia.

No fim de semana, o sol também não deve aparecer. A frente fria permanece sobre o oceano e pode provocar chuva fraca a moderada.

LEIA TAMBÉM:

Avenida Pelé: trecho que circunda Maracanã ganhará novo nome

Brasil deve receber primeiro pedágio Free Flow em março

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeiro

Mais de Brasil

PF convoca Mauro Cid a prestar novo depoimento na terça-feira

Justiça argentina ordena prisão de 61 brasileiros investigados por atos de 8 de janeiro

Ajuste fiscal não será 'serra elétrica' em gastos, diz Padilha

G20: Argentina quer impedir menção à proposta de taxação aos super-ricos em declaração final