Brasil

Após sensação térmica de quase 47 graus, Rio entra em estágio de atenção com temporal

Temperatura chegou a 37,1 graus em São Cristóvão; com a forte chuva, ruas no centro e na zona norte ficaram alagadas, árvores caíram e trens partiram com atraso da Central

Segundo o Centro de Operações do Rio, às 17h30, a cidade tinha oito registros de bolsões d'água (Christian Adams/Getty Images)

Segundo o Centro de Operações do Rio, às 17h30, a cidade tinha oito registros de bolsões d'água (Christian Adams/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 19h51.

Última atualização em 3 de janeiro de 2023 às 20h10.

Depois de dois dias de sol e calor intensos no Rio, o tempo mudou. Pelo segundo dia seguido na semana, a cidade bateu recorde de calor. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a máxima registrada nesta terça-feira foi de 37,1 graus, em São Cristóvão, e sensação térmica de 46,8, em Santa Cruz, registrada às 12h45.

Mas, à tarde, o tempo fechou e o município entrou em estágio de atenção devido à previsão de chuva moderada a forte nas próximas horas.

Segundo o Centro de Operações da prefeitura, chove na zona norte e no Centro. Às 18h, cinco quedas de árvore foram registradas no Centro: na Rua Ulysses Guimarães (altura do Clube dos Servidores), na Avenida República do Chile, na Avenida Rodrigues Alves, na Avenida Marechal Floriano e na Avenida Presidente Vargas.

Por volta das 17h10, o serviço de VLT foi suspenso no centro do Rio. Segundo a concessionária que administra o coletivo, a circulação foi suspensa nas linhas 1, 2 e 3 devido a alagamentos ao longo da via. Às 17h50, o serviço permanecia suspenso. De acordo com o Centro de Operações Rio, a estação Central do Brasil apresenta alteração nas partidas das composições.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Também na Cidade Nova, a chuva e forte ventania derrubaram o toldo de um bar próximo a Avenida Presidente Vargas.

Segundo o Centro de Operações do Rio, às 17h30, a cidade tinha oito registros de bolsões d'água, alguns em vias importantes como a Avenida Presidente Vargas e Avenida Marechal Floriano, no Centro. Também foram registrados quatro interdições: Rua do Lavradio, Avenida Mem de Sá, Rua dos Inválidos, Rua Vinte de Abril e Avenida Francisco Bicalho. Em São Cristóvão, na zona norte, foram documentados bolsões nas ruas Benedito Otoni, Escobar e Campo de São Cristóvão.

Para esta quarta-feira, a previsão é de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento na parte da tarde. Quinta, a chegada de uma frente fria deixa o tempo instável, com chuva fraca e moderada a qualquer momento do dia.

No fim de semana, o sol também não deve aparecer. A frente fria permanece sobre o oceano e pode provocar chuva fraca a moderada.

LEIA TAMBÉM:

Avenida Pelé: trecho que circunda Maracanã ganhará novo nome

Brasil deve receber primeiro pedágio Free Flow em março

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeiro

Mais de Brasil

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF

Tarcísio afirma que vai expandir ensino técnico em escolas regulares de SP

Consórcio da Internacional Marítima vence leilão da PPP de travessias de SP