Brasil

Após prever reforma ministerial até dia 21, Rui Costa diz que Lula ainda começará conversas

No início de janeiro, o ministro da Casa Civil afirmou que presidente queria mudanças ainda neste mês

Reforma ministerial: presidente ainda não iniciou conversas sobre possíveis mudanças (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Reforma ministerial: presidente ainda não iniciou conversas sobre possíveis mudanças (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 10h51.

Tudo sobreRui Costa
Saiba mais

Após prever que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomaria uma decisão sobre mudanças no primeiro escalão até o dia 21 de janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou que o presidente ainda não iniciou conversas sobre a reforma ministerial.

Em entrevista concedida nesta quarta-feira ao programa “Bom Dia, Ministro”, Costa destacou que até o momento não há nenhum nome cotado “para entrar ou para sair” da equipe do governo.

"A reflexão do presidente é consigo mesmo, e ele não tem feito reuniões para discutir essa questão comigo ou com outra pessoa. Ele, se decidir fazer, vai chamar as pessoas para conversar", afirmou o ministro, reforçando: "Qualquer coisa que a gente antecipe agora seria especulação".

Conversa com dirigentes partidários ainda não começou

Como reportado por O GLOBO, Lula ainda não buscou os líderes partidários diretamente, mas autorizou o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) a iniciar o diálogo. Na última terça-feira, Padilha almoçou com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), provável novo presidente da Câmara.

Embora as trocas ministeriais sejam analisadas visando à governabilidade no Congresso e às eleições de 2026, Costa enfatizou que a prioridade será a melhoria na administração pública, minimizando os interesses partidários.

"Se o presidente resolver fazer (a reforma), o foco será em melhorias para o governo. Não serão o foco a questão política e partidária e uma eventual disputa em 2026".

Previsões anteriores indicavam mudanças até dia 21

Em entrevista à GloboNews no dia 9 de janeiro, Rui Costa havia mencionado que Lula pretendia realizar alterações no governo ainda este mês.

"Nós teremos uma reunião de ministérios no dia 21. E, eventualmente, alterações, se o presidente assim decidir, devem ser feitas antes dessa reunião ministerial", declarou o ministro na época.

A reunião mencionada ocorreu na segunda-feira, 20. Antes disso, houve uma mudança importante na Secretaria de Comunicação Social (Secom), com o objetivo de melhorar a comunicação do governo. O novo ministro, Sidônio Palmeira, foi empossado na última semana, substituindo o petista Paulo Pimenta.

Além da Secom, outras substituições são esperadas para fortalecer o apoio do governo no Congresso e consolidar uma aliança com vistas à reeleição de Lula em 2026.

Acompanhe tudo sobre:Rui CostaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Óbitos cairam no Brasil, especialmente entre pessoas com mais de 80 anos

Brasileiros estão casando menos e se divorciando mais, mostra IBGE; veja os dados por estado

Número de mães que têm filhos com 40 anos ou mais quase dobra em duas décadas, mostra IBGE

FAB intercepta aeronave ilícita com 200kg de skunk no Pará; vídeo