Brasil

Após mais de 20 horas sem luz, São Paulo volta a ter chuva e alagamentos nesta terça

Na capital, as Zonas norte e oeste são as mais atingidas pelo temporal, conforme informações da CGE

A Defesa Civil de São Paulo declarou que a cidade registrou rajadas de vento de 52 km/h (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Defesa Civil de São Paulo declarou que a cidade registrou rajadas de vento de 52 km/h (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de janeiro de 2024 às 17h40.

Última atualização em 9 de janeiro de 2024 às 18h07.

Depois de um dia marcado por mais de 20 horas sem luz na Zona Sul da capital paulista, nesta terça-feira, 9, a cidade de São Paulo está em estado de alerta para temporais. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, a chuva deve atingir sobretudo o centro da cidade e as Zonas Oeste e Norte.

A Defesa Civil de São Paulo declarou que a cidade registrou rajadas de vento de 52 km/h. Segundo site da Cgesp, há dois pontos de alagamentos já registrados, na Avenida do Estado sentido Ipiranga/Santana e na Marginal Tietê, no sentido Castelo Branco.

Por volta das 16h40, o CGE já identificava áreas de instabilidade moderadas e de alta intensidade na cidade, resultado da junção do calor típico do verão e a entrada de uma brisa marítima. Além da possibilidade de alagamentos, o órgão também alertou para potenciais rajadas de vento na cidade.

Queda de árvores

A tarde e noite da última segunda-feira, 8, foi marcada por falta de energia na capital. Foram 290 chamados de quedas de árvores feitos em São Paulo e na região metropolitana. O Corpo de Bombeiros informou que foram registradas 92 quedas de árvores e um caso de desmoronamento e desabamento em São Paulo e na região metropolitana entre meia-noite e 16h35 desta terça. Até o momento, não foram contabilizadas vítimas causadas pela chuva desta tarde.

Além da queda de árvores, uma estrutura metálica desabou no Parque Ibirapuera, deixando pelo menos quatro pessoas feridas. O parque foi fechado ontem e reaberto na tarde desta terça.

Falta de energia elétrica

A chuva de ontem deixou vários bairros sem luz na capital por mais de 20 horas. A Vila Mariana, por exemplo registrou falta de energia a partir das 15h de segunda, que só foi restabelecida às 10h15 de hoje.

Acompanhe tudo sobre:Chuvassao-paulo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas