Brasil

Após Gusttavo Lima, partido de Marçal mira candidatura de Wesley Safadão ao Senado no Ceará

Sigla negocia candidaturas de artistas e planeja reformulação partidária para as eleições de 2026

Eleições 2026: PRTB quer Wesley Safadão no Senado e Gusttavo Lima na corrida presidencial (YouTube/Reprodução)

Eleições 2026: PRTB quer Wesley Safadão no Senado e Gusttavo Lima na corrida presidencial (YouTube/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 07h26.

Tudo sobrePablo Marçal
Saiba mais

O PRTB deseja lançar o cantor Wesley Safadão como candidato ao Senado pelo Ceará em 2026. A informação foi confirmada pelo presidente da legenda, Leonardo Avalanche, nesta quinta-feira, 13. Em meio a uma reformulação partidária, a sigla também deseja ter o sertanejo Gusttavo Lima em uma chapa presidencial com Pablo Marçal, que disputou a prefeitura de São Paulo em 2024.

“Além de cantor de sucesso, Wesley é um grande empresário, com coração voltado ao social. Ele quer deixar um legado para as próximas gerações”, afirmou Avalanche.

A equipe de Wesley Safadão não respondeu ao convite do PRTB até a publicação da reportagem. Caso aceite, essa será sua primeira experiência na política. O partido também aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a mudança de nome da sigla para "Brasileiro".

Em janeiro, Safadão já havia demonstrado apoio político a Gusttavo Lima, que anunciou sua intenção de disputar a Presidência da República. O cantor chegou a compartilhar um print de uma chamada de vídeo com o sertanejo e escreveu: "Falando com o meu presidente".

Gusttavo Lima e a disputa pelo Planalto

Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada neste mês, analisou cenários para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento mostrou que Gusttavo Lima tem o melhor desempenho entre os pré-candidatos da direita em um eventual segundo turno contra Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do cantor, com 41% das intenções de voto contra 35%. No entanto, a diferença é menor do que a de outros nomes testados. Contra Pablo Marçal, por exemplo, a vantagem de Lula sobe para 44% a 34%.

Desde que anunciou sua pré-candidatura, Gusttavo Lima tem sido cortejado por diferentes partidos, incluindo o PRTB e o União Brasil. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, já sinalizou que gostaria de vê-lo no Senado, caso decida se filiar ao PL.

Reformulação do PRTB e desafios políticos

Apesar das ambições para 2026, o PRTB tem um histórico modesto nas eleições. Em 2024, a legenda elegeu apenas um prefeito no Brasil: Clodoaldo Alves, em Nova Brasilândia d’Oeste (RO), município com cerca de 20.400 habitantes.

Já Pablo Marçal, que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo, anunciou que irá concorrer à Presidência da República dentro de seu atual partido. Ele chegou a negociar sua filiação com outras siglas, mas decidiu permanecer onde está.

A movimentação do PRTB reflete o cenário político dinâmico de 2026, com novos nomes buscando espaço na política nacional e partidos tentando se fortalecer para as próximas eleições.

Acompanhe tudo sobre:CantoresPolíticaCearáPablo Marçal

Mais de Brasil

Após denúncia da PGR, Tarcísio sai em defesa de Bolsonaro: 'Estamos juntos, presidente'

Lula é reprovado por 55% e aprovado por 42%, diz Paraná Pesquisas

Benefícios de Cid por delação serão avaliados ao fim do processo, aponta Gonet

STF discute hoje possibilidade de incluir empresa do mesmo grupo em condenação trabalhista