Brasil

Após fim de semana de neve e fogo, veja a previsão para esta segunda-feira

Massa de ar frio de forte intensidade se estabelece ao longo do fim de semana, e deve afetar o Sul, Centro-Oeste e o Sudeste

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de agosto de 2024 às 06h31.

Última atualização em 26 de agosto de 2024 às 06h32.

Tudo sobreMudanças climáticas
Saiba mais

Depois de um fim de semana de incêndios em São Paulo e no Centro-Oeste, e geada e queda de neve no Sul do Brasil, o país pode enfrentar uma segunda-feira de temperaturas mais baixas.

O Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) emitiu um alerta amarelo (Perigo Potencial) para uma queda brusca de temperatura, com declínios entre 3ºC e 5ºC. No Sul, há aviso laranja (Perigo) para geadas nesta segunda-feira.

Além destes, o Inmet também alerta para baixa umidade, chuvas intensas no Rio de Janeiro e ventos costeiros no Espírito Santo.

Veja os avisos:

Além do Rio de Janeiro, partes de São Paulo e de Minas devem também enfrentar chuvas intensas nesta segunda, com precipitações de 50 mm/dia e ventos intensos. Nas capitais, as temperaturas devem ser de 12ºC, 4ºC e 13ºC.

Segundo o Inmet, geadas devem afetar o Sul nesta segunda-feira. Em Santa Catarina, a situação é de perigo, com temperatura mínima entre 3ºC e 0ºC. Em Curitiba, a mínima é de 1ºC na segunda.

O declínio de temperatura deve afetar os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de algumas regiões de Mato Grosso, Minas Gerais Goiás e Rondônia.

Já o ar seco deve persistir nesta segunda em grande parte da região central do país.

Por que o fim de semana foi de queimadas e de neve?

O clima seco e quente contribuiu para o aumento das queimadas, como acontece todos os anos durante o auge da estação seca no Centro do Brasil. No entanto, o grande número de incêndios em São Paulo mostram um quadro "absolutamente fora do normal e extraordinário", segundo a MetSul.

Já neve foi registrada em Santa Catarina, especialmente nas áreas de São Joaquim e Bom Jardim da Serra, neste fim de semana. A Defesa Civil atribui o clima em Santa Catarina à uma forte massa de ar frio de origem polar, junto à umidade na região, afirmando que era possível "identificar a precipitação de água líquida e flocos de neve" na cidade. O órgão recomenda que a população mantenha-se bem agasalhada e em locais abrigados.

Este clima é normal?

Em partes. Uma massa de ar seco e muito quente elevou as temperaturas no Centro, Sudeste e Norte do Brasil, enquanto uma frente fria avançava pelo Sul, trazendo frio intenso e neve em algumas áreas.

Embora seja comum ter queimadas durante a estação seca e frio no Sul nesta época do ano, a quantidade de incêndios em São Paulo e em outras regiões como o Pantanal e a Amazônia é anormal e não pode ser justificada apenas pelas condições climáticas.

Acompanhe tudo sobre:FrioMudanças climáticasCalor

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia