Brasil

Após exames, médicos liberam Lula para voltar a Brasília

Equipe que trata da saúde do presidente disse que ele está com a cognição perfeita e apto a trabalhar

Lula: presidente é liberado para retomar atividades em Brasília após alta médica (Secom/Reprodução)

Lula: presidente é liberado para retomar atividades em Brasília após alta médica (Secom/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 10h49.

Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi liberado pelos médicos para retornar a Brasília nesta quinta-feira, 18. Após realizar novos exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o médico Roberto Kalil, que acompanha o mandatário, confirmou a liberação.

Lula chegou ao hospital às 9h11 e, após uma tomografia, os médicos avaliaram que o hematoma na cabeça foi completamente drenado.
“O resultado foi extremamente satisfatório. O exame está melhor até do que o previsto. O estado geral dele é bom, a cognição está perfeita e ele pode trabalhar”, afirmou Kalil.

A médica da presidência, Ana Helena Germoglio, informou que Lula fará um novo exame de imagem dentro de 10 dias no Sírio-Libanês de Brasília. O presidente também confirmou que passará o Natal e o Ano Novo na capital federal.

Agenda médica e restrições

Por orientação médica, Lula cancelou sua participação no tradicional evento Natal dos Catadores, em São Paulo, marcado para esta semana. Ele também foi aconselhado a evitar movimentos e atividades físicas intensas nos primeiros dias de recuperação.

Apesar disso, Lula manteve uma agenda ativa, recebendo ministros e aliados em sua residência no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Desde segunda-feira, reuniu-se com Fernando Haddad, Rui Costa, Alexandre Padilha e José Múcio, além de receber visitas de amigos como Chico Buarque e Paulo Vieira.

Retorno a Brasília e última reunião do ano

Após retornar a Brasília, Lula pretende realizar a última reunião do ano com todos os ministros nesta sexta-feira. Em pauta, estão a reforma ministerial e ajustes na estratégia de comunicação do governo.

O presidente deve embarcar ainda nesta tarde do Aeroporto de Congonhas direto para Brasília, onde continuará sua recuperação.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaHospital Sírio-Libanês

Mais de Brasil

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP