Brasil

Após dois dias em alta, Sistema Cantareira estaciona em 5,2%

Além dele, o Alto Tietê também estacionou


	Cantareira: em 2015, o sistema já registrou 26 quedas
 (Divulgação/Sabesp)

Cantareira: em 2015, o sistema já registrou 26 quedas (Divulgação/Sabesp)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 09h23.

São Paulo - Após dois dias seguidos de aumento, o nível do Sistema Cantareira, principal manancial de São Paulo, se manteve estável, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), publicado nesta quinta-feira, 5.

Os reservatórios operam com 5,2% da capacidade - mesmo índice do dia anterior. Além dele, o Alto Tietê também estacionou. Os demais reservatórios tiveram aumento no volume de água represada.

Sobre o Cantareira, a pluviometria do dia foi de 10,4 milímetros. No valor acumulado do mês, as chuvas somam 54,8 milímetros: 54% acima da média histórica de fevereiro, de 7,11 mm por dia.

Com o aumento das chuvas e a menor retirada de água do sistema, o manancial havia subido 0,1 ponto porcentual nos dois anteriores, passando de 5% para 5,2%.

O atual cálculo da Sabesp para o volume armazenado de água no Cantareira já considera duas cotas do volume morto - uma de 182,5 bilhões, adicionada em maio, e outra de 105 bilhões de litros de água, em outubro.

Em 2015, o sistema já registrou 26 quedas. Comparado ao primeiro dia do ano, quando estava com 7,2% da capacidade, o atual nível é dois pontos porcentuais inferior.

Outros mananciais

Após 8,9 mm de chuvas, o Sistema Alto Tietê permanece com 11% da capacidade, mesmo volume do dia anterior. O valor considera 39,4 bilhões de litros do volume morto. Outros quatro mananciais tiveram aumento.

O principal deles, o Sistema Guarapiranga, subiu 0,2 ponto porcentual, passando de 47,9% para 48,1%. A pluviometria do dia no local foi de 18,8 mm, a maior registrada neste mês. Há cinco dias, o reservatório não sofre nenhuma queda.

Em termos proporcionais, o Alto Cotia teve o maior aumento: 0,7 ponto porcentual. O reservatório opera com 29,1% da sua capacidade, ante 28,4% no dia anterior. Sobre a região, as chuvas foram de 15,4 mm.

Já os Sistemas Rio Grande e Rio Claro subiram 0,3 e 0,2 ponto porcentual, respectivamente. Nesta quinta, os reservatórios operam com 75,1% e 30%.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstado de São PauloEstatais brasileirasSabespSaneamentoServiços

Mais de Brasil

Ensino no Brasil não prepara crianças para mundo do trabalho com IA, diz executivo do B20

Como emitir nova Carteira de Identidade no Amazonas: passo a passo para agendar online

Horário de verão vai voltar? Entenda a recomendação de comitê do governo e os próximos passos

PF investiga incêndios criminosos no Pantanal em área da União alvo de grilagem usada para pecuária