Brasil

Após dias de estabilidade, nível do Cantareira sobe para 20%

A última vez que o manancial havia registrado aumento do volume represado de água foi no dia 5 de junho. Há um ano, o indicador estava em 22,4%


	Cantareira: A última vez que o manancial havia registrado aumento do volume represado de água foi no dia 5 de junho. Há um ano, o indicador estava em 22,4%
 (Vagner Campos/ A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas)

Cantareira: A última vez que o manancial havia registrado aumento do volume represado de água foi no dia 5 de junho. Há um ano, o indicador estava em 22,4% (Vagner Campos/ A2 FOTOGRAFIA/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2015 às 10h51.

São Paulo - Depois de permanecer estável por três dias, o nível do sistema Cantareira, o principal de São Paulo, teve leve alta de 0,01 ponto porcentual neste sábado e foi a 20,0% em relação a ontem, de acordo com o boletim da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). A última vez que o manancial havia registrado aumento do volume represado de água foi no dia 5 de junho. Há um ano, o indicador estava em 22,4%.

A pluviometria do dia do Cantareira, responsável por abastecer 5,4 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, foi de 0,3 milímetro. Em junho, chega a 34,4 mm, bem abaixo da média histórica, segundo a Sabesp, de 58,5 mm. O cálculo tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera as duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado.

Com as chuvas de ontem, a maioria dos mananciais de São Paulo registraram elevação nos níveis de água. A exceção ficou por conta do Guarapiranga, que hoje abastece o maior número de habitantes (5,8 milhões), e do Alto Cotia, o menor dos mananciais, que tiveram redução de 0,03 p.p. e 0,02 p.p., respectivamente. Com as baixas, o nível de água ficou em 75,9% e 64,6%, nesta ordem.

A maior elevação foi identificada no sistema Rio Claro que subiu de 58,5% ontem para 63,4% hoje. Já no manancial Rio Grande, avançou de 89,3% para 90,1%. O índice do Alto Tietê passou de 20,4% ontem para 20,5% hoje, conforme a Sabesp.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisÁguaChuvasSão Paulo capital

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado