Brasil

Após feriado, só 5% dos políticos aparecem em Brasília

Deputados e senadores cumprem expediente na capital de 3ª a 5ª-feira. Com feriado na quarta, quase ninguém apareceu para trabalhar ontem - e no resto da semana, uns poucos


	Congresso Nacional: semana enforcada por causa de feriado na quarta-feira
 (Mario Roberto Duran Ortiz/Wikimedia Commons)

Congresso Nacional: semana enforcada por causa de feriado na quarta-feira (Mario Roberto Duran Ortiz/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2013 às 10h30.

São Paulo – A quinta-feira foi de labuta normal para os trabalhadores brasileiros, mas no Senado e na Câmara dos Deputados quase ninguém apareceu nem para cumprir a formalidade do expediente. Oficialmente, as sessões do Congresso destinadas a debates e votações vão de terça a quinta-feira. Com feriado do Dia do Trabalho, na última quarta, apenas 23 deputados, de um total de 513, e cinco senadores, de 81, marcaram presença em Brasília, segundo o jornal O Globo.

Ou seja, apenas 4,5% da Câmara e 6% do Senado apareceu para trabalhar. 

Com salário mensal de 26,7 mil reais, nenhum político terá desconto no holerite por falta. Isto porque a sessão marcada para acontecer ontem era não deliberativa, isto é, destinada apenas a debates. Neste caso, não há problemas por não comparecer.

A justificativa dos políticos em casos assim é que grande parte do trabalho deles se concentra nos estados de origem, onde focam esforços durante os recessos, em que tradicionalmente nada é decidido em Brasília.

Na prática, muitos parlamentares ganharam uma semana inteira de folga – pelo menos da capital federal – por que os dias anteriores ao feriado já não haviam sido produtivos.

Na terça, a sessão deliberativa na Câmara que pretendia votar importantes Medidas Provisórias, como a dos Portos, foi cancelada por falta de quórum. Mas a presença foi bem maior: 250.

A lista completa dos senadores e deputados que trabalharam no Congresso ontem pode ser vista no site de O Globo. A assessoria da Câmara afirma que a Casa não mantém registro oficial da presença em dias somente de debates.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCongressoPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto