Brasil

Após desistência de Barbosa, PSDB prepara “arrancada”

ÀS SETE - Nesta quarta-feira, a cúpula tucana se reúne no rescaldo da novidade para colocar na rua a campanha de Geraldo Alckmin ao cargo

Alckmin: o próprio Alckmin disse nesta terça-feira “lamentar” a saída do adversário (Paulo Whitaker/Reuters)

Alckmin: o próprio Alckmin disse nesta terça-feira “lamentar” a saída do adversário (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2018 às 06h30.

Última atualização em 9 de maio de 2018 às 07h21.

O reordenamento das peças no tabuleiro das eleições deve se intensificar hoje, um dia após a desistência do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (PSB) de concorrer à Presidência da República. Nesta quarta-feira, a cúpula do PSDB se reúne no rescaldo da novidade para colocar na rua a campanha de Geraldo Alckmin ao cargo.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

O PSB volta a ser uma incógnita e especula-se a chance de o partido compor a coligação tucana em outubro. Vale lembrar que Alckmin governou São Paulo e aliança com o partido, com Márcio França como seu vice.

É verdade que a reunião do PSDB estava marcada antes da notícia dada pelo próprio Barbosa ontem, pelo Twitter. O encontro entre a Executiva Nacional do partido, as bancadas da Câmara e Senado, além dos presidentes dos diretórios estaduais tinha o objetivo de ser a “arrancada operacional” da campanha de Alckmin. Mas a saída do ex-ministro inevitavelmente passa a ser mais uma das pautas centrais da conversa.

Membros da Executiva despistam sobre os efeitos da retirada de Barbosa da corrida. O próprio Alckmin disse nesta terça-feira “lamentar” a saída do adversário que detinha 10% das intenções de voto na última pesquisa Datafolha — à frente dele, inclusive.

“Treino é treino, jogo é jogo. Faltam apenas cinco meses para as eleições, mas parece uma eternidade”, diz o secretário-geral do partido, deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG).

Além de debater Barbosa, a reunião servirá de apresentação das ideias inicias da equipe de campanha tucana. Além de Alckmin, irão ao encontro o coordenador do plano econômico, Pérsio Arida, e o responsável pelo marketing e plano de governo, o cientista político Luiz Felipe D’Ávila. No momento decisivo, fazer Alckmin chegar aos dois dígitos na próxima pesquisa de intenção de voto é a cruzada dos tucanos.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteEleições 2018Exame HojeGeraldo AlckminJoaquim BarbosaPSDB

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas