Brasil

Após chuvas, rios do interior de SP saem do alerta

A medição realizada pela manhã mostrou que os rios Atibaia, Camanducaia e Jaguari tiveram ganhos expressivos no volume de água

Rio Atibaia: a medição realizada pela manhã mostrou que os rios Atibaia, Camanducaia e Jaguari tiveram ganhos expressivos no volume de água  (Eiti Kimura/WikimediaCommons)

Rio Atibaia: a medição realizada pela manhã mostrou que os rios Atibaia, Camanducaia e Jaguari tiveram ganhos expressivos no volume de água (Eiti Kimura/WikimediaCommons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 13h54.

Sorocaba - As chuvas que caíram no final de semana na região das bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), interior de São Paulo, elevaram o nível dos rios e tiraram do estado de alerta, nesta segunda-feira, 26, os serviços de água de 38 municípios da região.

De acordo com o boletim sobre o estado das vazões da Sala de Situação do Consórcio PCJ, a medição realizada pela manhã mostrou que os rios Atibaia, Camanducaia e Jaguari tiveram ganhos expressivos no volume de água.

Até a manhã de domingo, 25, quatro das cinco das bacias estavam em estado de alerta.

Quando as vazões passam do alerta para o estado de restrição, os municípios são obrigados a reduzir em 20% as captações para abastecimento público, conforme resolução conjunta da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo, em vigor desde sexta-feira.

A medida obrigaria pelo menos duas dezenas de municípios a adotarem o racionamento, entre eles Campinas. Com as chuvas, o Rio Atibaia, que abastece a cidade e estava à beira do nível de restrição, com vazão de 4,07 m3/s, passou para uma vazão de 7,67 m3/s.

A trégua dada pelas chuvas pode se estender ao longo da semana, já que de manhã voltou a chover em municípios da região. Em Jundiaí, Jarinu e Várzea Paulista, a chuva chegou a causar alagamentos.

Em alguns pontos, o índice acumulado de chuvas entre sábado e a manhã desta segunda-feira chegou a 59 milímetros. Choveu também na região de Piracicaba, elevando para 69,29 m3/s a vazão do Rio Piracicaba que, no sábado, estava com 37,6 m3/s.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado