Brasil

Após chuvas, Rio terá semana de calor e temperatura chega a 39ºC

De hoje a domingo, ainda poderão ocorrer pancadas no fim do dia, mas termômetros sobem a partir de segunda-feira

 (Fabio Teixeira/Anadolu Agency via/Getty Images)

(Fabio Teixeira/Anadolu Agency via/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 14 de janeiro de 2022 às 10h29.

Última atualização em 14 de janeiro de 2022 às 10h54.

As chuvas que atingem o estado desde o primeiro dia do ano devem dar uma trégua a partir da próxima semana, que terá máxima de 39 graus em alguns dias, segundo o Climatempo. Mas até domingo, apesar do aumento na temperatura, é importante manter o guarda-chuva na bolsa, já que pancadas devem ocorrer à tarde e à noite.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, que estava causando nebulosidade e chuva volumosa, já se desfez. Esta sexta, apesar da possibilidade de chuva no final do dia, já vai ser com uma temperatura mais alta e a máxima chega a 35 graus.

— O calor de janeiro será sentido já nesta sexta-feira, quando a cidade do Rio terá maiores períodos com sol. Não dá para descartar completamente a chance de algumas pancadas de chuva para o Rio nesta sexta e durante o fim de semana, mas essa chuva não deve causar grandes transtornos. Não tem previsão de tempestade. Nos próximos dias, haverá mais sol, menos chuva, mais calor. O estado terá várias horas com sol forte — explica Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.

A partir de segunda-feira, não há previsão de chuva no estado. No feriado de São Sebastião, dia 20, os termômetros devem marcar máxima de 32 graus. Mas Josélia ressalta que a onda de calor não tem relação com a alta temperatura que atinge a região Sul do país:

— O Rio vai esquentar bastante, o Sudeste do Brasil vai esquentar bastante, mas não é a onda de calor que está lá na Argentina, no Rio Grande do Sul e no Uruguai que vem para o Sudeste. A Zona de Convergência do Atlântico Sul se dissipou. Uma massa de ar mais seca começa a ganhar força sobre a região Sudeste do país. Com a diminuição da nebulosidade e a entrada de ventos quentes vindos do Norte do Brasil sobre a região Sudeste, a temperatura no Rio vai subir rapidamente nos próximos dias.

A maior temperatura do ano pode ser alcançada na segunda ou na terça-feira. Embora a máxima prevista para a cidade do Rio seja de 39 graus, é possível que os termômetros subam mais um pouquinho.

— No Rio e no Grande Rio, haverá temperatura próxima dos 40 graus. Não dá para descartar completamente que bata nos 40 graus na segunda e na terça — acrescenta Josélia.

Confira a previsão do tempo na cidade do Rio no próximos dias, segundo o Climatempo:

  • sexta-feira, dia 14 : mínima de 23 graus e máxima de 35 graus. Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.
  • sábado, dia 15: mínima de 23 graus e máxima de 36 graus. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
  • domingo, dia 16: mínima de 23 graus e máxima de 38 graus. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
  • segunda-feira, dia 17: mínima de 22 graus e máxima de 39 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • terça-feira, dia 18: mínima de 21 graus e máxima de 39 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • quarta-feira, dia 19: mínima de 26 graus e máxima de 35 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • quinta-feira, dia 20: mínima de 25 graus e máxima de 32 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • sexta-feira, dia 21: mínima de 24 graus e máxima de 30 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
  • sábado, dia 22: mínima de 24 graus e máxima de 32 graus. Sol com algumas nuvens. Não chove.
Acompanhe tudo sobre:CalorClimaRio de Janeiro

Mais de Brasil

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022