Brasil

Após chuvas, racionamento é suspenso em Salto

Na semana passada, a prefeitura havia decretado situação de emergência em razão da crise no setor.


	Solo ressecado é visto na represa de Jaguari, administrada pela Sabesp, próximo de Santa Isabel
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Solo ressecado é visto na represa de Jaguari, administrada pela Sabesp, próximo de Santa Isabel (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2014 às 21h29.

Sorocaba - Depois de registrar chuvas que totalizaram 29 milímetros, o serviço de água de Salto decidiu na tarde desta segunda-feira,17, suspender o racionamento que havia sido iniciado de manhã. Na semana passada, a prefeitura havia decretado situação de emergência em razão da crise no setor.

De acordo com o diretor do serviço, Rodnei Bergamo, a chuva e a queda da temperatura contribuíram para melhorar o nível dos reservatórios e mananciais que abastecem a cidade. O risco de interrupção no fornecimento não está afastado e depende de novas chuvas, segundo ele.

Em Itu, as chuvas não foram suficientes para recuperar o nível dos reservatórios e o racionamento continua. O abastecimento é suspenso, em sistema de rodízio, por períodos de até dez horas por dia.

Na região do Pirapitingui, a água chega às torneiras apenas uma vez a cada dois dias. Em Sorocaba, o Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar o excesso de perdas no sistema público de abastecimento.

De acordo com Serviço Autônomo de Água e Esgotos, 36% da água tratada em 2013 foram perdidos em vazamentos, violações de hidrômetros e ligações clandestinas. Para a autarquia, no entanto, esse índice está dentro das médias de perdas estadual e nacional.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvasMeio ambienteSecas

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros