Brasil

Após caso em Cedro do Abaeté, Brasil não tem mais cidades sem covid-19

Minas Gerais, com 21,2 milhões de habitantes, é o segundo estado mais populoso do país e o terceiro em número de mortes, com 10.701

Cedro do Abaeté: cidade teve dois casos e perdeu reputação de cidade brasileira livre da covid-19 (AFP/AFP)

Cedro do Abaeté: cidade teve dois casos e perdeu reputação de cidade brasileira livre da covid-19 (AFP/AFP)

AM

André Martins

Publicado em 14 de dezembro de 2020 às 12h32.

A cidade de Cedro do Abaeté deixou de ser a única do Brasil sem covid-19, após a notificação de dois casos confirmados nesta segunda-feira (14), em pleno ressurgimento da pandemia no país.

Um dos dois pacientes já se recuperou e o outro está sob vigilância nesta cidade de 1.200 habitantes de Belo Horizonte (Minas Gerais), informou a Secretaria de Saúde.

A primeira notificação foi registrada no domingo no painel de controle do estado.

O técnico em informática Franklin de Sousa, de 53 anos, morador da cidade, afirma que em Cedro do Abaeté todos seguem as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao distanciamento e uso de máscaras. "Por decreto, está proibido o consumo de álcool dentro de bares e é obrigatório o uso de máscaras em toda a cidade", conta. As escolas funcionam com aula virtual.

Franklin mora com a mãe, de 97 anos, e afirma ter ficado receoso com a possibilidade de a família contrair a doença, sobretudo depois dos dois primeiros casos de covid-19 no município. "Pedi à moça que ajuda a gente lá em casa para também evitar aglomeração e tomar muito cuidado. Esta doença não escolhe raça, rico ou pobre. Leva embora mesmo", diz.

A pandemia do coronavírus já deixou mais de 181.000 mortos no Brasil e quase 7 milhões de casos.

Minas Gerais, com 21,2 milhões de habitantes, é o segundo estado mais populoso do país e o terceiro em número de mortes, com 10.701, superado por São Paulo e Rio de Janeiro. É também o segundo em número de casos, com 468.000 contágios.

Acompanhe tudo sobre:BrasilCoronavírusMinas GeraisPandemia

Mais de Brasil

Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje

Qual é a multa por excesso de velocidade?

Apesar da alta, indústria vê sinal amarelo com cenário de juros elevado, diz economista do Iedi