Brasil

Após calorão, SP deve ter chuvas intensas e ventos de até 80 km/h; Defesa Civil prepara gabinete

Frente fria se aproxima do estado neste domingo, 9; gabinete de crise funcionará até terça-feira, 11

Antes da chegada da frente fria, termômetros podem marcar até 37°C em algumas regiões (Reprodução/ Inmet)

Antes da chegada da frente fria, termômetros podem marcar até 37°C em algumas regiões (Reprodução/ Inmet)

Publicado em 9 de março de 2025 às 09h49.

Tudo sobreClima
Saiba mais

A Defesa Civil de São Paulo montou um gabinete de crise para acompanhar os impactos da frente fria que se aproxima do estado neste domingo, 9. O fenômeno traz chuvas intensas e ventos de até 80 km/h, levando as autoridades a classificarem a situação como "alarmante". 

As mudanças bruscas de temperatura devem ocorrer entre domingo e segunda-feira, atingindo diversas regiões, incluindo a capital paulista. Áreas como Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte estão sob alerta.

Além disso, [grifar] cidades como Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília devem ser as mais afetadas, enquanto Bauru, Araraquara e Araçatuba enfrentam risco moderado.

Antes da chegada da frente fria, os termômetros podem marcar até 37°C em algumas regiões, com a capital atingindo cerca de 35°C. Para minimizar os efeitos do calor, a Defesa Civil distribuirá água gratuitamente no Parque Ibirapuera neste domingo, entre 11h e 15h.

[/grifar] O gabinete funcionará das 18h deste domingo até a próxima terça-feira, 11, em conjunto com concessionárias e órgãos governamentais.

Recomendações para população

Diante da previsão de tempestades e ventos fortes, as autoridades recomendam que os moradores evitem áreas de alagamento, reforcem a segurança de telhados e objetos soltos em varandas e quintais. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Acompanhe tudo sobre:ClimaPrevisão do tempo

Mais de Brasil

Aprovação de Lula volta a subir e empata com a reprovação, diz pequisa Genial/Quaest

Crise do metanol: 52% dos bares de SP tiveram queda nas vendas, diz associação

Haddad diz que tem acordo com Congresso para votar MP 1303; arrecadação terá perda de R$ 3 bi

Comissão mista aprova MP com alternativas ao aumento do IOF