Brasil

O que aliança Marta-Matarazzo revela sobre eleição de 2018

Serra teria atuado para formar chapa rival do PSDB na corrida pela prefeitura de SP - e isso sinaliza de que ele tem intenções claras para 2018


	Aliança entre Marta e Matarazzo foi articulada por Serra nos bastidores
 (Pedro França/Agência Senado)

Aliança entre Marta e Matarazzo foi articulada por Serra nos bastidores (Pedro França/Agência Senado)

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Publicado em 26 de julho de 2016 às 16h04.

São Paulo - Após uma saída conturbada do PSDB, Andrea Matarazzo (PSD-SP) abriu mão de sua candidatura à prefeitura de São Paulo para ser o vice da chapa de Marta Suplicy (PMDB-SP) na corrida municipal. A aliança, confirmada hoje, teria sido fruto da atuação do ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), nos bastidores.

Esse seria mais um sinal das intenções de Serra de migrar para o PMDB com vistas a disputar as eleições de 2018, segundo fontes da cúpula do PSDB relataram para EXAME.com

Segundo esses interlocutores, o tucano resiste a endossar a candidatura do correligionário João Dória para o pleito deste ano por um motivo: o empresário conta com o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

José Serra apoia aliança entre Marta e Matarazzo e se aproxima do PMDB (Ueslei Marcelino / Reuters)

A estratégia de Serra seria reduzir a força do governador paulista na disputa de 2018. Como ele faria isso? Se a chapa Marta-Matarazzo conseguir mais apoio do eleitorado do que Dória, o governador sai enfraquecido da corrida municipal. 

De olho na eleição presidencial em 2018, Serra está consciente de que não é a primeira opção do PSDB para o pleito já que Alckmin e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) dividem a preferência dos principais nomes da legenda tucana.

Diante desse cenário, o ministro de Relações Exteriores já estaria trabalhando em um plano B. A aliança de Marta e Matarazzo sinaliza que o PMDB estaria se aproximando do grupo tucano liderado por Serra. Esse flerte inicial pode desencadear na candidatura de Serra ao comando do Palácio do Planalto pelo PMDB em 2018. É esperar para ver.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2016José SerraMarta SuplicyPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeituras

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações