Brasil

Apoio de brasileiros à democracia nunca foi tão forte, revela Datafolha

Eleitorado de Bolsonaro é o que mais aprova uma ditadura, com 22% dos votos; entre o de Haddad e Ciro, percentual cai para 6% e 5%, respectivamente

Democracia: índice de aprovação da democracia é histórico (Jupiterimages/Thinkstock)

Democracia: índice de aprovação da democracia é histórico (Jupiterimages/Thinkstock)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 13h43.

Última atualização em 5 de outubro de 2018 às 16h41.

São Paulo — Nunca antes na história democrática do Brasil, os eleitores prezaram tanto pela manutenção da democracia.

A dois dias da sétima eleição presidencial, desde o fim efetivo da ditadura militar, em 1988, sete em cada dez brasileiros (69%) afirmara que consideram o regime democrático a melhor forma de governo.

O dado foi revelado em um levantamento do Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (5), que comparou a preferência dos entrevistados em relação a um regime ditatorial ou democrático.

O resultado, inédito segundo o instituto de pesquisa, subiu 12 pontos percentuais em relação a última pesquisa sobre o tema, de junho deste ano. Na ocasião, 57% preferiam a democracia.

Esta nova pesquisa revelou ainda que 12% dos entrevistados acreditam que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que a democracia. Outra parcela, de 13%, não tem preferência para nenhum dos sistemas políticos. Outros 5% preferiram não opinar sobre o tema.

Eleitorado se difere

O Datafolha trouxe ainda um recorte entre os eleitores de cada presidenciável que estão concorrendo no pleito deste ano.

Os simpatizantes de Jair Bolsonaro (PSL) se mostraram os mais favoráveis a um regime autoritário. Ao todo, 22% do eleitorado pesselista afirmaram que, em algumas situações, essa forma de governo é preferível.

Já entre a parcela de eleitores de Fernando Haddad (PT), o índice cai para 6%. Entre os favoráveis a Ciro Gomes (PDT), o percentual é de 5%.

Resultado histórico

Segundo o levantamento, a parcela que defende o regime democrático bateu recorde. A primeira vez que a questão foi aplicada, em setembro de 1989, apenas 43% dos eleitores viam a democracia como um sistema de governo melhor do que os demais.

Naquela época, 22% avaliavam que tanto fazia se o governo era uma democracia ou uma ditadura.  além de 18% que consideravam, em certas circunstâncias, ditaduras melhores que democracias.

O levantamento foi realizado nos dias 03 e 04 de outubro de 2018, e o Datafolha entrevistou 10.930 pessoas em 389 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança de 95%. Isto significa que, considerando a margem de erro, a chance do resultado retratar a realidade é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaDemocraciaDitaduraEleições 2018

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP