Brasil

Apoiadores de Bolsonaro tentam invadir Ministério da Saúde

Em São Paulo, presidente afirmou que não irá aceitar "ordens" do Supremo Tribunal Federal (STF), durante manifestação do 7 de setembro nesta terça

Manifestação do 7 de setembro na av. Paulista, em São Paulo (Twitter/Reprodução)

Manifestação do 7 de setembro na av. Paulista, em São Paulo (Twitter/Reprodução)

CA

Carla Aranha

Publicado em 8 de setembro de 2021 às 11h06.

Última atualização em 8 de setembro de 2021 às 12h52.

Após os discursos do presidente Jair Bolsonaro no feriado de 7 de setembro, em Brasília e São Paulo, apoiadores do governo tentaram invadir a sede do Ministério da Saúde na manhã desta quarta, 8, em Brasília. Seguranças do prédio conseguiram conter os invasores. Na terça, 7, um grupo tentou forçar a entrada no Palácio do Itamaraty, ao lado do Congresso.

No discurso realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de "canalha" e afirmou que não cumprirá mais "ordens" do magistrado. Moraes é o responsável pelo inquérito das fake news que envolve o presidente Jair Bolsonaro.

"Não vamos admitir que pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa Constituição", disse. Bolsonaro disse ainda que prefeitos e governadores feriram a Constituição ao decretar medidas de enfrentamento à pandemia, como o isolamento social.

Manifestantes bolsonaristas acampados na Esplanada dos Ministérios bateram boca com um servidor aposentado do Ministério da Saúde e o perseguiram na manhã desta quarta-feira. Segundo o relato de um servidor da pasta, seguranças do próprio ministério colocaram o homem para dentro do prédio e fecharam as portas. Os manifestantes ficaram do lado de fora. Eles também foram atrás de uma equipe de TV, que conseguiu fugir.

O incidente foi noticiado pelo portal Metrópoles. Imagens divulgadas pelo portal, feitas de dentro do ministério, mostram as portas fechadas e a multidão do lado de fora. Na terça-feira, os manifestantes acompanharam o ato de Sete de Setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

(reportagem em atualização)

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroProtestos

Mais de Brasil

Silvio Costa Filho assina decreto sobre 'BR do Mar' com incentivos para 'embarcações verdes'

Acidente que matou alunos da UFPA foi causado por carreta que invadiu a contramão, diz polícia

Alcolumbre diz que Congresso e governo atuarão juntos em reação à ‘agressão’ dos EUA com tarifaço

Lula manifesta pesar por vítimas de acidente com estudantes na BR-153, em Goiás