Brasil

87% dos brasileiros apoiam a greve dos caminhoneiros, diz Datafolha

Ainda assim, 59% acreditam que o pacote de medidas anunciado pelo governo traz mais prejuízo do que benefícios para a população em geral

Caminhoneiros bloqueiam BR-040 em Luziania, perto de Brasília (Adriano Machado/Reuters)

Caminhoneiros bloqueiam BR-040 em Luziania, perto de Brasília (Adriano Machado/Reuters)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 30 de maio de 2018 às 08h59.

Última atualização em 30 de maio de 2018 às 09h18.

São Paulo - Apesar dos efeitos da greve dos caminhoneiros, 87% dos brasileiros apoiam o movimento, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (30).

De acordo com o levantamento, que ouviu 1.500 pessoas pelo telefone, apenas 10% são contrários, 2% indiferentes e 1% não souberam opinar. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Para tentar colocar fim à greve, que completa dez dias nesta quarta, o presidente Michel Temer atendeu aos pedidos da categoria: reduziu o preço do litro do diesel e isentou o pagamento de pedágio para eixos suspensos de caminhões vazios. 

A sondagem mostra, no entanto, que a maioria (59%) acredita que o pacote de medidas do governo traz mais prejuízos do que benefícios para a população em geral. Ainda assim, 96% afirmam que o emedebista demorou para fazer a negociação. 

A pesquisa também apontou que mesmo depois do acordo, 56% acham que a greve deve continuar, contra 42% que são a favor do fim do movimento.

Efeitos

O Instituto Datafolha mapeou as dificuldades encontradas pelos brasileiros nos últimos dias.

Do total, 37% tiveram muita dificuldade para abastecer o automóvel, contra 43% que não tiveram problemas. Outros 15% afirmam que tiveram apenas um pouco de dificuldade.

Já nos mercados, a situação foi melhor: 75% tiveram dificuldades para comprar alimentos, 14% pouca dificuldade e 10% relataram ter tido muita dificuldade.

Acompanhe tudo sobre:Protestos no BrasilDatafolhaCaminhoneiros

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país