Brasil

Apesar da chuva, cai nível de principais reservatórios de SP

O Sistema Cantareira voltou a registrar queda de 0,1 ponto porcentual do volume armazenado de água


	Cantareira: o sistema está com 7,6% da sua capacidade
 (Divulgação/Sabesp)

Cantareira: o sistema está com 7,6% da sua capacidade (Divulgação/Sabesp)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 12h16.

São Paulo - Apesar de ter registrado a maior pluviometria em dezembro, o Sistema Cantareira, responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas, voltou a registrar queda de 0,1 ponto porcentual do volume armazenado de água nesta quarta-feira, 10, segundo apontam dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os nível nos demais reservatórios também caiu, embora tenha chovido sobre todas as regiões.

O Cantareira está com 7,6% da sua capacidade, já levando em conta os 105 bilhões de litros da segunda cota do volume morto, e chegou à sua 26ª queda consecutiva. No dia anterior, o reservatório estava com 7,7%.

A última vez que o manancial se manteve estável foi no dia 14 de novembro, quando 10,8% do volume de água estava disponível.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 4 milímetros de chuva sobre o Cantareira - o maior valor deste mês até o momento. Já a pluviometria acumulada de dezembro é de apenas 7,3 milímetros, que representa 3,3% da média histórica, de 220,9 milímetros.

Desde que a segunda reserva técnica foi acrescentada no cálculo da Sabesp, no dia 24 de outubro, o Cantareira já perdeu 6,2 pontos porcentuais da sua capacidade.

Outros mananciais

Com 10,6 milímetros, a chuva sobre Sistema Alto Tietê também foi a maior registrada neste mês. Apesar disso, o reservatório,que atende 4,5 milhões de habitantes, caiu 0,2 ponto porcentual e opera com 4,4% da sua capacidade.

Por sua vez, o Sistema Guarapiranga também registrou queda de 0,2 ponto, caindo de 31,6% para 31,4%. A pluviometria registrada foi de 5 milímetros, inferior apenas à da última sexta-feira, 5, quando choveu 10,8 milímetros. Na ocasião, o reservatório havia subido de 32,2% para 32,3%.

Os sistemas Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro perderam 0,2, 0,3 e 0,6 ponto porcentual e estão com 29,2%, 61,8% e 27,7%, respectivamente.

Juntos, os três mananciais atendem 3,1 milhões de pessoas. Sobre a região do Alto Cotia, choveu 1 milímetro. Já nos sistemas Rio Grande e Rio Claro foram 4 milímetros.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstado de São PauloEstatais brasileirasSabespSaneamentoServiços

Mais de Brasil

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos