Brasil

Apenas 250 candidatos têm nota máxima na redação do Enem

Em 2013, a redação do Enem enfocou a lei seca; em 2014, o aluno tinha de escrever sobre questões éticas associadas à publicidade infantil


	Cid Gomes: "O ensino público brasileiro está muito aquém do desejado"
 (José Cruz/ABr)

Cid Gomes: "O ensino público brasileiro está muito aquém do desejado" (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2015 às 16h28.

São Paulo - O Ministério da Educação (MEC) informou durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 13, que apenas 250 candidatos, dos 6,19 milhões que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2014, alcançaram 1.000 pontos, a nota máxima na prova, em redação.

Por outro lado, 529 mil zeraram o teste de redação na última edição do exame.

"O brasileiro está lendo pouco demais, os estudantes estão lendo pouco. O tema não é tão popular. Tudo isso dificulta. O ensino público brasileiro está muito aquém do desejado", disse o ministro da Educação, Cid Gomes, durante a coletiva de imprensa.

Em 2013, a redação do Enem enfocou a lei seca; em 2014, o aluno tinha de escrever sobre questões éticas associadas à publicidade infantil.

Para o ministro, o tema de 2014 não foi tão comentado quanto o de 2013.

"O tema de 2013 foi Lei Seca, essa questão foi muito debatida, muito discutida. O tema de agora não é um tema que se ouve. Não diria (um tema) mais difícil, isso é relativo, é, sem dúvida, um tema que não teve o grau de discussão nacional que aconteceu com o tema de 2013", observou o ministro.

Em sua conta no Twitter, o Ministério da Educação disse que quase 2,7 milhões de redações foram encaminhadas para um terceiro corretor e 283.746 foram para a banca.

O Ministério disse ainda que o resultado deve estar disponível "até o final do dia", mas não precisou o horário em que os candidatos poderão acessar as notas.

Rendimento

A nota média em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio que fizeram o Enem caiu nesta última edição do exame.

No Enem 2014, a média desses alunos na prova de matemática foi de 476,6 pontos, uma queda de 7,3% em relação ao desempenho dos alunos concluintes do ensino médio que fizeram o Enem 2013 - naquele exame, a média foi de 514,1 pontos.

Em redação, também houve queda. A nota média da redação dos estudantes concluintes de ensino médio foi de 470,8 pontos em 2014, uma queda de 9,7% em relação a 2013, quando a nota foi de 521,1 pontos.

Acompanhe tudo sobre:EnemEducação no BrasilMEC – Ministério da EducaçãoEnsino médio

Mais de Brasil

Temer não vê sucesso em anistia unilateral e chama ataque de Tarcísio a Moraes de 'infelicidade'

'Traidor da Constituição é traidor da Pátria', diz Alckmin em ato pela democracia

Fachin se reúne com Lula para entregar convite de sua posse na presidência do STF

Hugo Motta reúne líderes para tentar dar um desfecho à pressão por anistia