Apagão: governo afirma que trabalha para retomada total (Dowell/Getty Images)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 15 de agosto de 2023 às 11h07.
Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 16h09.
O ministério de Minas e Energia afirmou nesta terça-feira, 15, que a energia elétrica foi restabelecida nos estados afetados pelo apagão desta manhã. A retomada de carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste ocorreu primeiro. A partir das 14h30, o Norte e o Nordeste também tiveram a situação normalizada.
A partir das 8h30, relatos nas redes sociais apontaram que diversos estados tiveram apagão na manhã desta terça-feira. Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e também do Distrito Federal, estão entre os afetados.
Segundo relatos, bairros da zona norte e Oeste do Rio de Janeiro e da Zona Norte de São Paulo tiveram problemas com o fornecimento de energia. O metrô em Salvador, na Bahia, chegou a ser esvaziado por causa da falta de luz. A linha 4-Amarela do metrô de São Paulo apresentou falha elétrica nesta manhã e tem circulação reduzida.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira. Estados do Sudeste também foram afetados.
"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos", diz a nota.