Brasil

"Apagão" afeta 13 estados do Norte e Nordeste

Segundo informações preliminares da Cosern, todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte foram afetados por queda de energia

Energia elétrica (Pete Norton/Getty Images)

Energia elétrica (Pete Norton/Getty Images)

Luiza Calegari

Luiza Calegari

Publicado em 21 de março de 2018 às 16h40.

Última atualização em 21 de março de 2018 às 17h49.

São Paulo - Pelo menos 13 estados no Norte e Nordeste do país passaram por uma queda de energia, o popular "apagão", nesta quarta-feira (21).

A Energisa, concessionária que atende diversos estados, emitiu comunicado oficial informando que "um problema técnico na Usina de Belo Monte [Pará] interrompeu o fornecimento de energia para o Norte, Nordeste e parte do Sudoeste".

Segundo a nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que não há previsão de restabelecimento.

Segundo o G1, os problemas foram verificados em Alagoas, Ceará, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia, Tocantins, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Com o problema nessas regiões, houve posteriormente um corte automático da energia também para consumidores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afirmou o ONS.

Já havia sido registrada até às 16h15 uma recomposição praticamente total do fornecimento no Sul, no Sudeste e Centro-Oeste, mas o Norte e Nordeste ainda seguiam no escuro até então.

O ONS informou à Agência Brasil que ainda está apurando a extensão e as causas do problema. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) disse que também está investigando a origem da falta de energia.

Nota do ONS

Em nota, o ONS informa que, às 15h48, "uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento".

De acordo com a nota, com a perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200 MW.

"Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste", acrescenta o comunicado.

Segundo o ONS, às 16h15, já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste momento, conclui a nota, as equipes do ONS trabalham na recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.

(com Reuters e Agência Brasil)

Acompanhe tudo sobre:AlagoasAmapáAmazonasApagãoBahiaCearáEnergia elétricaEstados brasileirosMaranhãoParáParaíbaPernambucoPiauíRegião NordesteRegião NorteRio Grande do NorteSergipeTocantins

Mais de Brasil

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha