Brasil

Ao telefone, Aldo Rabello e presidente da Fifa pregam harmonia

O contato telefônico entre Aldo e Blatter acontece após um tensionamento público das relações entre a Fifa e o governo por conta da Copa do Mundo de 2014

A declaração levou Aldo a anunciar o veto do governo a Valcke como interlocutor para a preparação do Mundial (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A declaração levou Aldo a anunciar o veto do governo a Valcke como interlocutor para a preparação do Mundial (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2012 às 20h13.

São Paulo - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, conversou pelo telefone nesta terça-feira com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e ambos prometeram que buscarão assegurar a harmonia na relação entre o governo brasileiro e a entidade que comanda o futebol mundial, informou o Ministério do Esporte.

O contato telefônico entre Aldo e Blatter acontece após um tensionamento público das relações entre a Fifa e o governo por conta da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.

Os atritos tiveram início com as declarações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que criticou atrasos em obras para o Mundial e disse que os organizadores precisavam levar um "chute no traseiro" para fazer a Copa acontecer.

A declaração levou Aldo a anunciar o veto do governo a Valcke como interlocutor para a preparação do Mundial. Essa decisão, por sua vez, fez tanto Valcke quanto Blatter enviarem cartas com pedidos de desculpas ao governo brasileiro.

"Aldo Rebelo reafirmou a determinação do governo federal de manter um ambiente de cooperação e harmonia com a Fifa nos preparativos da Copa, mas novamente lamentou o episódio envolvendo o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke", disse o ministério em nota em que informa da conversa telefônica.

"O presidente da Fifa garantiu ao ministro que o fato não se repetirá e que a intenção da entidade é trabalhar conjuntamente com o governo, para garantir que a Copa em 2014 seja um sucesso."

Em sua carta endereçada a Aldo, divulgada pelo ministério nesta terça, Blatter pede uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e Aldo na semana que vem, quando Valcke também tem uma visita ao país agendada.

O Ministério do Esporte, no entanto, não informou se a possibilidade desse encontro foi discutida na conversa telefônica entre o ministro e o presidente da Fifa.

Acompanhe tudo sobre:Aldo RebeloCopa do MundoEsportesFifaFutebolPolítica no BrasilPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades