Cerca de 3 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente no litoral. (Defesa Civil/Divulgação)
Agência de notícias
Publicado em 8 de fevereiro de 2025 às 15h14.
Última atualização em 8 de fevereiro de 2025 às 15h14.
Ao menos noventa pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas na cidade de Morretes, após chuvas intensas no estado do Paraná durante a noite de ontem e madrugada deste sábado.
Em Paranaguá, as áreas mais afetadas foram Colônia Pereira e Alexandra.
Segundo a Defesa Civil, a água já baixou, e agora está sendo realizado o levantamento dos danos às residências. As cidades de Guaratuba e Antonina também foram atingidas.
Em um dos incidentes, 13 estudantes que voltavam para casa após o turno da noite ficaram ilhados dentro de um micro-ônibus no bairro Cubatão, em Guaratuba. O veículo não pôde seguir viagem depois que a água tomou conta da pista.
Uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e da Defesa Civil está atuando no atendimento às vítimas, com mais de 50 bombeiros, além de servidores municipais e 13 profissionais do Samu. As operações contam com o apoio de aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), forças de segurança e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com um balanço preliminar da Defesa Civil, cerca de 3 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente no litoral. Nem todas tiveram suas casas alagadas, mas muitas enfrentam dificuldades de locomoção devido ao nível da água.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em menos de 18 horas, o acumulado de chuvas alcançou 276,2 mm em Morretes, 171,8 mm em Antonina, 144,4 mm em Paranaguá, 173,8 mm em Guaraqueçaba, 170,6 mm em Matinhos e 282,4 mm na Serra do Mar, na BR-277.
A Serra do Mar registrou dois deslizamentos durante a madrugada. Os trechos chegaram a ser totalmente interditados, mas já contam com desvios.
Na PR-508, um trecho na altura do km 2 alagou, bloqueando o tráfego nos dois sentidos. O mesmo ocorreu na PR-407, na altura do km 1,2. Os dois trechos já foram liberados.