Brasil

Anvisa libera botox para tratamento de enxaqueca

Além do uso estético, há liberação do uso de Botox para nove tratamentos, entre eles o estrabismo, contrações involuntárias da musculatura e o suor excessivo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 12h33.

São Paulo - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em abril o uso do botox para o tratamento de enxaqueca crônica em adultos, doença que atinge cerca de 2% da população mundial. Com a decisão, sobe para nove as doenças que podem ser tratadas com o produto no País. Além do uso estético, há liberação para tratamento de problemas como estrabismo, contrações involuntárias da musculatura, suor excessivo nos pés e nas mãos e rigidez excessiva nos músculos causada por derrames cerebrais.

A indicação para enxaqueca crônica é bastante específica. São considerados com a doença pacientes que apresentam mais de 15 dias de dor de cabeça por mês, cada crise com duração média de quatro horas diária. "Atualmente, o tratamento é feito com medicamentos preventivos e com analgésicos", conta o neurologista Alexandre Kaup.

O botox, aplicado com uma ampola em várias partes da cabeça e pescoço por um médico especialista, pode substituir ou reduzir o medicamento preventivo. O efeito não é imediato. "As crises vão perdendo a intensidade, geralmente 15 dias depois das injeções", relata o médico. Assim como tratamento estético, as aplicações precisam ser refeitas periodicamente.

De acordo com Kaup, atualmente alguns planos de saúde já cobrem os custos do tratamento. O uso de botox no tratamento de pacientes com enxaqueca crônica já está aprovado nos Estados Unidos e na Inglaterra. De acordo com Kaup, o neurologista é que deve fazer a aplicação. O tratamento é contraindicado para quem têm doenças na junção muscular, gestantes e pessoas com infecções.

Acompanhe tudo sobre:AnvisaBotoxRegulamentaçãoSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP